O mercado aumentou novamente a sua estimativa para a inflação no ano de 2025, segundo a edição do Boletim Focus publicada nesta segunda-feira (24). De acordo com o relatório, que compila semanalmente as previsões de analistas do mercado financeiro, hoje a projeção é de uma variação de 5,65% no IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo), índice divulgado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) considerado como oficial para a inflação. Há uma semana, a projeção era de 5,60%.
A taxa segue fora da meta de inflação estipulada pelo governo Lula, hoje de 3% ao ano com uma margem de tolerância de até 1,5 ponto percentual (ou seja, de 1,5% a 4,5% anuais). Leia outras previsões do Focus abaixo:
- PIB: o mercado financeiro manteve a previsão de 2,01% para o crescimento da atividade econômica em 2025, igual à da semana anterior. Há quatro semanas, estava em 2,06%.
- dólar: hoje, a expectativa é que a taxa de câmbio feche o ano em R$ 5,99. Há uma semana, estava em R$ 6.
- Selic: o mercado espera uma taxa Selic de 15% ao ano no final de 2025. Em 29 de janeiro, o Comitê de Política Monetária (Copom) do BC elevou a taxa para 13,25% anuais e sinalizou um aumento de mais 1 ponto para a sua próxima reunião.