O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), sairia na frente nas eleições de 2026 se tentasse se reeleger, segundo pesquisa Quaest divulgada nesta quinta-feira (27). Em um cenário que considera como candidatos Fernando Haddad (PT), Pablo Marçal (PRTB) e Márcio França (PSB), Tarcísio lidera com 38%.
O resultado da Quaest tecnicamente indica uma vitória de Tarcísio já no primeiro turno, já que a pontuação do atual governador supera a soma de todos os adversários testados. Há fatores, porém, que colocam incerteza no cenário:
- A taxa de "não voto" captada pela Quaest abrange 29% do eleitorado, com 8% se dizendo indecisos e 21% afirmando que vão votar em branco, anular o voto ou não vão votar. É uma taxa que tende a se deslocar nas próximas pesquisas.
- A lista de candidatos para o governo de São Paulo é incerta neste momento. Enquanto Tarcísio é um dos nomes cogitados para tentar a Presidência da República, caso Jair Bolsonaro siga inelegível, também não é certo que o atual ministro da Fazenda, Fernando Haddad, entre na disputa. Já o terceiro colocado, Pablo Marçal, também foi declarado inelegível em decisão da Justiça eleitoral de SP.
Leia os resultados da pesquisa abaixo:
Mesmo com as incertezas, a pesquisa indica um cenário altamente favorável à reeleição do atual governador, caso ele entre na disputa. Em outro momento da pesquisa, a Quaest questionou os entrevistados sobre se Tarcísio merece ser reeleito: 55% afirmam que sim, enquanto 36% dizem que não e 9% não souberam como responder.
Para realizar a pesquisa em São Paulo, a Quaest entrevistou 1.644 pessoas com 16 anos ou mais de 19 a 23 de fevereiro. A margem de erro da pesquisa é de 2 pontos percentuais.