Notícias

Conheça a trajetória de Rubens Paiva, retratado em "Ainda Estou Aqui"

Parlamentar foi preso e morto pela ditadura militar em 1971; trajetória incluiu luta pela democracia e perseguição política.

5/3/2025
Publicidade
Expandir publicidade

No dia 20 de janeiro de 1971, o ex-deputado Rubens Paiva foi preso por agentes da ditadura militar. Levado para um quartel do Exército no Rio de Janeiro, foi brutalmente torturado e assassinado. Seu corpo nunca foi encontrado, tornando-se um dos casos mais emblemáticos de desaparecimento forçado durante o regime iniciado em 1964.

Antes de ser alvo da repressão, Paiva construiu uma trajetória marcada pela defesa da democracia. Engenheiro de formação e vice-presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE), foi eleito deputado federal pelo Partido Trabalhista Nacional (PTB) em 1962 e chegou a ser vice-líder da legenda na Câmara. Após o golpe militar de 1964, teve seu mandato cassado e passou meses exilado antes de retornar ao Brasil.

Mesmo afastado da política, Paiva continuou sob vigilância do regime. Sua prisão ocorreu no contexto da perseguição sistemática a opositores da ditadura. Documentos e testemunhos apontam que foi levado ao DOI-Codi, onde sofreu tortura até a morte. A versão oficial do regime afirmava que ele havia fugido, mas décadas depois, a Comissão Nacional da Verdade comprovou que sua execução foi ordenada pelo alto comando militar.

Retrato de Rubens Paiva em exposição montada em 2011 na Câmara dos DeputadosRenato Araújo/Agência Brasil

Ainda Estou Aqui

Rubens Paiva foi retratado no filme Ainda Estou Aqui, do diretor Walter Salles, baseado no livro homônimo escrito por seu filho Marcelo Rubens Paiva. A produção, estrelada pela atriz Fernanda Torres, mostra a história do desaparecimento de Paiva pela perspectiva de sua esposa, Eunice Paiva. O próprio Rubens foi representado pelo ator Selton Mello.

O filme foi agraciado no último domingo (2) com o Oscar de melhor filme estrangeiro. Foi a primeira produção brasileira a conquistar a estatueta.

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

Artigos Mais Lidos