Notícias

Setor de serviços recua 0,2% em janeiro

Queda foi puxada pelo setor de transportes e serviços prestados às famílias.

13/3/2025
Publicidade
Expandir publicidade

O volume de serviços no Brasil registrou variação negativa de 0,2% em janeiro de 2025, na comparação com dezembro, segundo a Pesquisa Mensal de Serviços divulgada nesta quinta-feira (13) pelo IBGE. O recuo veio após estabilidade no mês anterior e reflete principalmente as retrações nos segmentos de transportes (-1,8%) e serviços prestados às famílias (-2,4%).

Apesar da queda no mês, o setor segue 15,9% acima do nível pré-pandemia, registrado em fevereiro de 2020, e apenas 1,1% abaixo do pico da série histórica, alcançado em outubro de 2024. Na comparação com janeiro do ano passado, houve alta de 1,6%, o décimo avanço consecutivo nessa base de comparação.

Com o resultado de janeiro, o acumulado em 12 meses mostra alta de 2,9% no volume de serviços. No entanto, o ritmo de crescimento desacelerou em relação a dezembro, quando o índice acumulado registrava avanço de 3,2%.

Desempenho por setor

Entre os setores analisados, além dos transportes e serviços prestados às famílias, os serviços profissionais, administrativos e complementares também registraram retração (-0,5%). Em contrapartida, os serviços de informação e comunicação cresceram 2,3%, enquanto o segmento de outros serviços avançou 2,3%.

A área de transportes foi uma das que registrou retratação no setor de serviços em janeiro. Na foto, entregador de aplicativo no Rio de JaneiroFernando Frazão/Agência Brasil

Regionalmente, 17 das 27 unidades da federação acompanharam o desempenho negativo do país, com as maiores quedas registradas no Distrito Federal (-8,7%), Amazonas (-7,0%) e Pernambuco (-4,5%). Já os destaques positivos foram São Paulo (0,9%), Rio de Janeiro (1,0%) e Santa Catarina (3,4%).

O turismo também registrou retração de 6,4% no mês, após crescimento de 3,1% em dezembro. O recuo foi influenciado por quedas expressivas em São Paulo (-8,3%), Rio de Janeiro (-5,4%) e Minas Gerais (-4,2%). Já o setor de transportes apresentou queda de 7,6% no transporte de passageiros e de 0,7% no transporte de cargas.

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

Artigos Mais Lidos