Notícias

Gleisi desafia Tarcísio sobre alta dos alimentos e cobra ações em SP

Ministra responde a críticas sobre inflação e compara índices entre os governos de Lula e Bolsonaro.

17/3/2025
Publicidade
Expandir publicidade

A ministra-chefe da Secretaria de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, rebateu as declarações do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, sobre a alta nos preços dos alimentos no Brasil. Em nota publicada nesta segunda-feira (17), ela comparou a inflação atual com a do período em que ele foi ministro da Infraestrutura no governo de Jair Bolsonaro.

Gleisi cita medidas de Lula e desafia Tarcísio sobre preços em São Paulo.Ton Molina /Fotoarena/Folhapress

"Antes de atacar o presidente Lula com mentiras e ofensas, o governador Tarcísio deveria comparar a realidade do país hoje com a do governo em que ele foi ministro", afirmou Hoffmann. Segundo a ministra, a inflação de alimentos e bebidas no governo anterior foi de 56% para consumo em casa e 25% para refeições fora do domicílio, enquanto nos dois primeiros anos da gestão Lula os índices foram de 9,67% e 12%, respectivamente.

A resposta veio após Tarcísio criticar a condução econômica do governo federal em um ato realizado no Rio de Janeiro no domingo (16). Na ocasião, ele afirmou que "ninguém aguenta mais inflação" e citou o aumento no preço de alimentos como arroz, feijão, gasolina e ovos. "Prometeram picanha e não tem nem ovo", disse o governador ao lado de Bolsonaro.

Gleisi também destacou medidas adotadas pelo governo federal para conter a alta nos preços. "Lula zerou impostos federais da cesta básica e suspendeu o imposto de importação para baratear o preço dos alimentos mais consumidos", afirmou. Ao fim, questionou o governador: "Qual vai ser a contribuição do governador Tarcísio para reduzir o preço dos alimentos no Estado que governa?".

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

Artigos Mais Lidos