Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Deputados republicanos pedem a Trump sanções contra Moraes nos EUA

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

ESTADOS UNIDOS

Deputados republicanos pedem a Trump sanções contra Moraes nos EUA

Entre as medidas solicitadas por aliados de Eduardo Bolsoanro, estão o congelamento de ativos e a proibição de entrada do ministro no país.

Congresso em Foco

21/3/2025 10:45

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Alexandre de Moraes é alvo de deputados republicanos aliados a Eduardo Bolsonaro

Alexandre de Moraes é alvo de deputados republicanos aliados a Eduardo BolsonaroTon Molina /Fotoarena/Folhapress

Os deputados Rich McCormick e Maria Elvira Salazar, do Partido Republicano, solicitaram ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, a aplicação da Lei Magnitsky contra o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). Eles alegam que decisões de Moraes forçaram o deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) ao "autoexílio" em território norte-americano.

Em carta, os congressistas afirmam que a situação de Eduardo Bolsonaro demonstra uma deterioração da democracia brasileira e que Moraes representa uma ameaça aos EUA, citando disputas com plataformas americanas como X e Rumble como exemplos de censura e supressão do livre discurso.

Os dois congressistas acusam Moraes de ter postura "ditatorial" e de minar a soberania digital americana e pedem proibições de visto e penalidades econômicas contra o ministro e seus "cúmplices". McCormick divulgou a carta no X, pedindo apoio de outros parlamentares.

Proibição de entrada nos EUA

Eduardo se licenciou do mandato nessa quinta-feira (20) por 122 dias, período em que pretende ficar nos Estados Unidos, segundo ele, para denunciar "violações aos direitos humanos" contra seu pai, Jair Bolsonaro, e acusados de participar de trama e atos golpistas. Também nesta semana, Alexandre de Moraes negou pedido de apreensão de passaporte do deputado, apresentado por petistas.

A Lei Magnitsky, criada em homenagem ao advogado russo Sergei Magnitsky, permite que os Estados Unidos sancionem indivíduos envolvidos em corrupção e violações de direitos humanos, com medidas como o congelamento de ativos e a proibição de entrada no país. A lei, inicialmente focada na Rússia, foi expandida em 2016 para abranger indivíduos de qualquer nacionalidade.

Veja a publicação (em inglês) do deputado Rich McCormick em sua conta no X. Mais abaixo, a versão em livre tradução em português:

The fact that @BolsonaroSP, the most voted Congressman in Brazil's history and son of former President @jairbolsonaro, has been forced to seek exile in the United States demonstrates the alarming deterioration of democracy in the largest country in South America. Representative. pic.twitter.com/UioNwgbIGg

— Congressman Rich McCormick, MBA MD (@RepMcCormick) March 20, 2025

A versão em português do texto acima:

"O fato de que @BolsonaroSP, o deputado federal mais votado da história do Brasil e filho do ex-presidente @jairbolsonaro, foi forçado a buscar o exílio nos Estados Unidos demonstra a alarmante deterioração da democracia no maior país da América do Sul. Representante @MaElviraSalazar e eu enviamos uma carta à Casa Branca pedindo o uso do Global Magnitsky Act para tomar medidas decisivas contra o ditatorial Juiz da Suprema Corte do Brasil Alexandre de Moraes - e potencialmente contra seus cúmplices - nessas violações de princípios democráticos e direitos humanos. Nós encorajamos fortemente nossos colegas no Congresso e no Senado a se juntarem a nós na assinatura desta carta em defesa da liberdade nesta nação criticamente importante.@SecRubio @realDonaldTrump"

Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Tags

Alexandre de Moraes Eduardo Bolsonaro estados unidos Jair Bolsonaro STF Donald Trump

Temas

Mundo

LEIA MAIS

CÂMARA

Suplente de Eduardo propôs lei contra "nova ordem mundial satânica"

CÂMARA

Eduardo Bolsonaro pede licença do mandato por 122 dias

BUROCRACIA

Dois dias depois, Eduardo Bolsonaro não formalizou pedido de licença

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

Pequenas importações

Kim Kataguiri propõe fim da "taxa das blusinhas" sobre importações

2

EMPRÉSTIMOS CONSIGNADOS

CPMI do INSS mira Leila Pereira por suspeitas de fraudes da Crefisa

3

Nota de repúdio

Zé Trovão fala que advocacia é "instrumento para crime" e OAB repudia

4

Extradição

Tagliaferro diz que audiência de extradição na Itália foi "fantástica"

5

CÂMARA

De metas a supersalários: veja o que muda com a reforma administrativa

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES