Notícias

Defesa de Léo Índio confirma que ele está na Argentina

Documento entregue ao STF mostra que ele entrou pelo Paraná e tem permissão para viver legalmente no país vizinho até junho.

28/3/2025
Publicidade
Expandir publicidade

A defesa de Leonardo Rodrigues de Jesus, o Léo Índio, confirmou ao Supremo Tribunal Federal (STF) que o réu deixou o Brasil e está na Argentina há mais de 20 dias. A declaração foi enviada nesta sexta-feira, 28, em resposta à intimação do ministro Alexandre de Moraes, relator da ação penal sobre os atos de 8 de janeiro.

A manifestação foi motivada por uma entrevista concedida por Léo Índio à rádio Massa FM, de Cascavel (PR), na qual afirmou ter deixado o país por medo de ser preso. Ele também alegou perseguição judicial e disse ter solicitado asilo político ao governo argentino.

Primo dos filhos de Bolsonaro diz que pediu asilo por temer ser preso após os atos de 8 de janeiro.Pedro Ladeira/Folhapress

No documento encaminhado ao STF, a defesa anexou um registro oficial que confirma a entrada de Léo Índio pela cidade de Puerto Iguazú, na fronteira com o Paraná. O texto informa que ele tem autorização para permanecer na Argentina até 4 de junho, com acesso a trabalho, estudo e serviços públicos. A permanência pode ser prorrogada mediante solicitação às autoridades locais.

Processo no STF

Réu por crimes como tentativa de golpe de Estado, abolição violenta do Estado Democrático de Direito e dano ao patrimônio da União, Léo Índio teve a denúncia aceita por unanimidade pela Primeira Turma do STF. A Procuradoria-Geral da República (PGR) o acusa de participar diretamente da invasão às sedes dos Três Poderes, com base em imagens divulgadas pelo próprio investigado nas redes sociais.

Com a confirmação da saída do Brasil, Moraes poderá adotar medidas adicionais, como o envio do nome de Léo Índio à Interpol. A deputada Sâmia Bomfim (Psol-SP) também já formalizou pedido de extradição, que será analisado pelo STF.

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

Artigos Mais Lidos