Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Justiça do DF vai decidir sobre impasse de municípios no comitê do IBS

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

MUNICÍPIOS

Justiça do DF vai decidir sobre impasse de municípios no comitê do IBS

Frente Nacional de Prefeitos entra com ação dizendo que Confederação Nacional de Municípios tentou conduzir o pleito sozinha, descumprindo regra estabelecida em lei.

Congresso em Foco

11/4/2025 | Atualizado às 19:36

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

A Frente Nacional de Prefeitas e Prefeitos (FNP) acionou a Justiça do Distrito Federal nesta sexta-feira (11) para suspender o processo eleitoral em curso para escolha dos representantes municipais no Conselho Superior do Comitê Gestor do Imposto sobre Bens e Serviços. A entidade acusa a Confederação Nacional dos Municípios (CNM) de tentar conduzir sozinha o pleito, sem a participação da FNP, que também está habilitada por lei a organizar a eleição.

  • Leia aqui a íntegra da petição protocolada pela FNP.

A ação é mais um capítulo no impasse entre as duas entidades para a eleição das vagas do comitê. A FNP alega que a CNM violou um acordo político combinado entre as duas organizações para a distribuição das 27 cadeiras reservadas aos municípios. A CNM nega, e diz que as regras do pleito são as que estão na lei aprovada pelo Congresso - sem acordo algum fora disso. A Frente também diverge com relação a medidas de segurança da eleição e defende que a votação só possa ser feita por certificado digital ou pelo sistema oficial gov.br; a CNM já considera que o uso de outras plataformas, como e-mail e SMS, são necessários para a democratização do pleito.

Presidente da FNP e prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD) criticou a CNM:

Presidente da FNP e prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD) criticou a CNM: "Se não há acordo, não tem regra. Se não tem regra, não dá para ter eleição"Charles Sholl/Brazil Photo Press/Folhapress

O pedido protocolado na Vara Cível de Brasília envolve uma reunião da comissão eleitoral realizada em 8 de abril:

  • Em princípio, a reunião já estava marcada em calendário. A comissão reúne integrantes indicados pela CNM e pela FNP, encarregados de discutir as regras da eleição.
  • Em 7 de abril, porém, a FNP deliberou que não participaria da reunião da comissão marcada para o dia seguinte, considerando que as divergências entre as duas entidades não seriam resolvidas naquele ambiente.
  • Ainda assim, a comissão se reuniu em 8 de abril e, sem a presença dos membros indicados pela FNP, tomou decisões sobre a realização da eleição.

Com base nisso, a FNP questiona no pedido judicial a legitimidade da comissão para se reunir, com formação incompleta, para deliberar sobre as eleições. A Frente entende que, na reunião, a CNM aprovou o regulamento eleitoral e fixou um calendário para o pleito de forma unilateral, avalizando regras às quais a FNP se opõe, como a possibilidade do voto por e-mail ou SMS

Além da anulação da reunião, a FNP pede a marcação de uma audiência conciliatória pela Justiça. As duas entidades também devem participar da primeira reunião de trabalho sobre o segundo projeto de regulamentação da reforma tributária no Senado, que trata justamente das regras para o comitê do IBS. O encontro deve ocorrer ainda em abril.


Esta publicação foi atualizada às 19h32 para correção de imprecisões.

Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Tags

Comitê Gestor do IBS CNM fnp

Temas

Economia Justiça

LEIA MAIS

ECONOMIA

Medida do IOF foi discutida na mesa de Lula, diz Haddad

APOSTAS ONLINE

Ação cobra R$ 500 milhões de bets e bloqueio de CPFs do Bolsa Família

DEPUTADA CONDENADA

Carla Zambelli recorre no STF da condenação a dez anos de prisão

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

Justiça

Em audiência, Alexandre de Moraes ameaça prender ex-ministro

2

É cada uma

Deputado propõe "uivo coletivo" em audiência sobre proteção animal

3

ELEIÇÕES 2026

Ex-desembargador que defendeu prisão de Moraes se filia ao Novo

4

INCLUSÃO

Deputado com TEA alerta sobre falta de dados sobre autismo no Brasil

5

AGENDA DA SEMANA

Pauta na Câmara tem veto a descontos no INSS, tecnologia e agro

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES