Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Lula critica gênero masculino em visto de Erika Hilton: "Abominável"
[Erro-Front-CONG-API]: Erro ao chamar a api CMS_NOVO.

{ "datacode": "BANNER", "exhibitionresource": "NOTICIA_LEITURA", "assettype": "NO", "articlekey": 107982, "context": "{\"positioncode\":\"Leitura_Noticias_cima\",\"assettype\":\"NO\",\"articlekey\":107982}" }

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Relações Exteriores

Lula critica gênero masculino em visto de Erika Hilton: "Abominável"

A deputada teve seu gênero alterado em visto americano para missão oficial, no início de abril. Erika Hilton acusou os Estados Unidos de "transfobia de Estado".

Congresso em Foco

24/4/2025 | Atualizado às 18:17

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

O presidente Lula criticou, nesta quinta-feira (24), a modificação do gênero da deputada Erika Hilton (Psol-SP) em visto americano. O chefe do Executivo afirmou, durante a cerimônia de sanção de lei que proíbe práticas discriminatórias contra gestantes em processos, que a prática contra a parlamentar foi "abominável".

Erika Hilton e Lula

Erika Hilton e LulaReprodução/Twitter

"Erika, o que aconteceu com você, na minha opinião, é abominável. É importante que as deputadas que estão aqui se lembrem que vocês poderiam chegar na Câmara dos Deputados, vocês fazerem o ofício de todas as deputadas e mandar para o parlamento americano, dizendo da inconformidade de vocês com a ingerência da embaixada americana no documento de uma deputada brasileira", disse o presidente.

Lula ainda acrescentou que "quem tem o direito de discutir o que essa mulher é, é o Brasil", não decreto de Donald Trump. "Tem que ter um protesto da Câmara dos Deputados brasileira para a Câmara dos Deputados americana. E defender isso é defender a soberania brasileira", completou.

No início de abril, o governo dos Estados Unidos emitiu um visto para a deputada com o gênero masculino, contrariando a identidade de gênero de Erika Hilton, reconhecida legalmente pelo país como mulher. A parlamentar afirmou se tratar de "transfobia de Estado". Além dela, a também deputada trans, Duda Salabert (PDT-MG) teve o gênero alterado no documento.

Apesar de a viagem aos EUA ter sido autorizada pela Câmara e o visto posteriormente validado como missão oficial, a designação incorreta de gênero levou Erika a recusar o uso do documento. Segundo a deputada, o erro configura desrespeito à sua identidade e ao Estado brasileiro, já que viola registros civis reconhecidos por lei.

O perfil em português do Departamento de Estado dos Estados Unidos no X (antigo Twitter), dias depois, rebateu a deputada sob o argumento de que "os vistos americanos são um privilégio, e não um direito, reservados àqueles que tornam os Estados Unidos melhores, e não àqueles que buscam destruí-los por dentro". O perfil replicou a resposta do secretário de Estado, Marco Rubio.

Nas redes sociais, Erika Hilton agradeceu ao presidente pela manifestação nesta quinta-feira. "Hoje, o Presidente Lula defendeu, ativamente, a soberania do nosso país, o direito das pessoas que aqui vivem ao registro civil e a inviolabilidade diplomática de parlamentares em missão oficial", escreveu.

Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Tags

Erika Hilton visto estados unidos transfobia Lula

Temas

Governo

LEIA MAIS

Relações Exteriores

Veja a íntegra do discurso de Lula no Fórum dos Brics

Fórum dos Brics

Brics seguirá com crescimento em ritmo superior, afirma Lula

Governo

Lula indica candidatura em 2026 e nega crise com Congresso

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

Entrevista exclusiva

Hugo Motta nega ruptura e diz que Congresso tem ajudado o governo

2

JUSTIÇA

Moraes suspende decretos e chama governo e Congresso para debater IOF

3

POLÊMICA NO CONGRESSO

Relator quer STF como mediador e limitar ações de partidos no tribunal

4

Governo

Lula indica candidatura em 2026 e nega crise com Congresso

5

CRISE ENTRE PODERES

Lindbergh: decisão de Moraes sobre IOF ameaça saúde e educação

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES

[Erro-Front-CONG-API]: Erro ao chamar a api CMS_NOVO.

{ "datacode": "BANNER_VAST", "exhibitionresource": "NOTICIA_LEITURA", "context": "{\"positioncode\":\"VAST_Leitura_Noticias\"}" }