Entrar
Cadastro
Entrar
{ "datacode": "BANNER", "exhibitionresource": "NOTICIA_LEITURA", "assettype": "NO", "articlekey": 108055, "context": "{\"positioncode\":\"Leitura_Noticias_cima\",\"assettype\":\"NO\",\"articlekey\":108055}" }
Receba notícias do Congresso em Foco:
Concursos públicos
Congresso em Foco
28/4/2025 15:43
O Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos apresentou, nesta segunda-feira (28), detalhes sobre a segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU). Após oferecer 6.640 vagas na edição de 2024, neste ano o certame nacional vai ofertar 3.352 vagas, sendo 2.180 vagas imediatas e 1.172 vagas para provimento de curto prazo.
Conforme a pasta, há previsão para provas em 228 cidades e as vagas serão distribuídas em 35 órgãos. O sistema para inscrição será o mesmo do ano anterior, os concurseiros podem selecionar os cargos desejados em lista de preferência dentro de um bloco temático. Em 2025, serão nove blocos temáticos.
Como o ministério ainda não definiu a banca examinadora, ainda não divulgaram qual será a composição dos blocos temáticos. Em 2024, a Cesgranrio foi a responsável por elaborar o certame.
"Todas as vagas que entraram no Concurso Nacional Unificado, nessa segunda etapa, [estão] justamente mais uma vez reforçando a retomada do concurso público como parte de nossa estratégia de transformação do Estado e a ideia de que uma boa contratação de servidores, ampliando a diversidade, tornando o serviço público mais a cara do Brasil, vai melhorar a capacidade do governo de prestar serviços e melhorar as políticas públicas", afirmou a ministra Esther Dweck.
Cronograma
Diferentemente da última edição, o ministério decidiu dividir a prova em duas fases, com realização em duas datas. A prova objetiva em um dia e a prova discursiva para dois meses depois, apenas para os habilitados.
A convocação para segunda fase, com a prova discursiva, terá nove vezes o número de vagas para cada cargo, tanto para ampla concorrência quanto para cotas. Portanto, se uma determinada carreira possui 20 vagas, 180 pessoas realizarão a prova discursiva.
Veja os principais cargos e vagas imediatas:
Tags
LEIA MAIS
Reforma Administrativa
Ministério nega que GT da reforma administrativa abordou ajuste fiscal
NOVOS SERVIDORES
Aprovados no concurso unificado têm até 30 dias para tomar posse
Entrevista exclusiva
Hugo Motta nega ruptura e diz que Congresso tem ajudado o governo
POLÊMICA NO CONGRESSO
Relator quer STF como mediador e limitar ações de partidos no tribunal
MEDIDA PROVISÓRIA
Comissão mista vota reajuste de 9% para Forças Armadas em duas etapas
{ "datacode": "BANNER_VAST", "exhibitionresource": "NOTICIA_LEITURA", "context": "{\"positioncode\":\"VAST_Leitura_Noticias\"}" }