Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
QUEBRA DE DECORO
Congresso em Foco
2/5/2025 | Atualizado às 7:49
A Mesa Diretora da Câmara dos Deputados solicitou a suspensão cautelar do mandato de Gilvan da Federal (PL-ES) por seis meses, após declarações ofensivas à ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann (PT). O parlamentar usou a tribuna para associá-la ao apelido "Amante", presente em planilhas da Odebrecht, e afirmou que a pessoa com esse codinome deveria ser "uma prostituta do caramba".
A declaração foi feita durante audiência da Comissão de Segurança Pública com o ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski. Na ocasião, Gilvan também mencionou o apelido "Lindinho", ligado ao deputado Lindbergh Farias (PT-RJ), companheiro de Gleisi.
A Corregedoria da Câmara considerou que as falas ultrapassam os limites da liberdade de expressão e violam o decoro parlamentar. Com base nesse entendimento, enviou de ofício um relatório à Mesa Diretora, que protocolou representação ao Conselho de Ética. O colegiado tem até três dias úteis para decidir se abre processo contra o deputado. Se não houver deliberação, o pedido pode ser levado ao plenário.
Assinada pelo presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), e por outros quatro integrantes da direção da Casa, a representação afirma que Gilvan fez insinuações abertamente ultrajantes, desonrosas e depreciativas. O texto ressalta que é a primeira vez que a Casa recorre a um mecanismo criado na gestão de Arthur Lira (PP-AL) para acelerar a punição de deputados.
Além do episódio envolvendo Gleisi, Gilvan foi alvo de críticas recentes ao dizer que queria que Lula morresse durante discussão sobre projeto que desarma a segurança pessoal do presidente. Ele acabou se retratando após reação da Advocacia-Geral da União.
Temas
LEIA MAIS
MELHORES PARLAMENTARES
Operadoras de serviço
Deputado propõe volta do prefixo 0303 em ligações de telemarketing
MELHORES PARLAMENTARES
PRÊMIO CONGRESSO EM FOCO
Falta um dia para o "Oscar da política"; veja como acompanhar ao vivo
MELHORES PARLAMENTARES
Revelados os vencedores do Prêmio Congresso em Foco; veja quem ganhou
PESQUISA DE OPINIÃO
Quaest: aprovação ao governo Lula sobe e atinge maior nível em 2025
MELHORES PARLAMENTARES