A votação na Câmara dos Deputados que aprovou o aumento de deputados na Casa, na noite desta terça-feira (7), teve perfil regional. O projeto foi aprovado com 270 votos a favor e 207 contra, com uma abstenção (veja aqui como cada parlamentar votou), o que significa que, dos deputados presentes, pouco mais de 56% se manifestaram a favor do texto. Regionalmente, porém, esse número tem grande variação: vai a 85% no Nordeste e cai a 26% no Sul.
O projeto aprovado na Câmara aumenta o número de deputados em 18 vagas. A ideia do projeto é ajustar a representação dentro da Casa acompanhando a evolução populacional de cada estado, mas sem diminuir o número de parlamentares. Com a ampliação de 18 cadeiras, a nova composição da Câmara dos Deputados, por região, será a seguinte:
- Norte: de 65 para 71 deputados (+6)
- Sul: de 77 para 82 deputados (+5)
- Centro-Oeste: de 41 para 44 deputados (+3)
- Nordeste: de 151 para 154 deputados (+3)
- Sudeste: de 179 para 180 deputados (+1)
Mapa: deputados por estado
A votação do projeto variou de estado para estado, com. A bancada de São Paulo, por exemplo, que não terá mudança no número de parlamentares - ou seja, vai ficar proporcionalmente menos importante com o aumento de deputados -, votou majoritariamente contra: só 21% apoiaram o texto. Todos os deputados presentes de Alagoas e do Piauí, estados nordestinos, votaram a favor. No Mato Grosso do Sul, o apoio foi zero.
Veja no mapa abaixo como se manifestaram os parlamentares de cada estado, proporcionalmente.