Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Energia
Congresso em Foco
11/5/2025 15:00
A Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara dos Deputados aprovou o projeto de lei 6.041/23, que determina a adoção de estratégias por parte das concessionárias de energia elétrica para assegurar a continuidade do serviço durante "ondas de calor" e outros eventos climáticos extremos.
A definição de "onda de calor" utilizada baseia-se nos critérios da Organização Meteorológica Mundial: cinco ou mais dias consecutivos com temperaturas diárias superiores à média máxima mensal em cinco graus Celsius.
A relatora do projeto, deputada Gisela Simona (União-MT), manifestou apoio à aprovação, enfatizando a necessidade de modernização das concessionárias e de investimentos em tecnologia para aprimorar o fornecimento de energia.
O texto aprovado prevê a fiscalização das ações das concessionárias pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), com atenção especial a áreas densamente povoadas, como favelas e periferias.
Os autores do projeto, deputados Pastor Henrique Vieira (Psol-RJ) e Guilherme Boulos (Psol-SP), afirmam que "a ideia é garantir que as concessionárias se adaptem a situações resultantes de aquecimento global e mudanças climáticas".
O projeto, que tramita em caráter conclusivo, seguirá para análise das comissões de Minas e Energia; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. A proposta precisa ser aprovada pela Câmara e pelo Senado para se tornar lei.
LEIA MAIS
MELHORES PARLAMENTARES
Revelados os vencedores do Prêmio Congresso em Foco; veja quem ganhou
Prêmio Congresso em Foco 2025
Público elege melhores deputados da Câmara em 2025; veja lista
Prêmio Congresso em Foco 2025
Deputado Nikolas Ferreira conquista 1º lugar na votação popular
MELHORES PARLAMENTARES
Prêmio Congresso em Foco 2025
Votação popular escolhe os melhores senadores de 2025; saiba quem são