Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Lula reage a vazamento e diz que Janja não é cidadã de segunda classe

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

VISITA À CHINA

Lula reage a vazamento e diz que Janja não é cidadã de segunda classe

Lula criticou o vazamento de uma conversa confidencial com Xi Jinping e negou que pergunta de Janja tenha causado constrangimento.

Congresso em Foco

14/5/2025 8:52

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

O presidente Lula manifestou irritação, nessa terça-feira (13), com o vazamento de uma conversa que manteve com o presidente da China, Xi Jinping, durante jantar oficial em Pequim. O episódio, que envolveu uma intervenção da primeira-dama Janja da Silva sobre o TikTok, repercutiu na imprensa.

Lula diz que Janja complementou sua pergunta a respeito do TikTok em conversa com Xi Jinping

Lula diz que Janja complementou sua pergunta a respeito do TikTok em conversa com Xi JinpingRicardo Stuckert/PR

"O que acho estranho é como essa pergunta chegou à imprensa, porque estavam só meus ministros lá, o Alcolumbre e o Elmar. Alguém teve a pachorra de ligar para alguém e contar uma conversa que aconteceu em um jantar que era algo muito pessoal e confidencial", reclamou Lula em coletiva de imprensa.

TikTok, extrema direita e digitalização

Durante o encontro reservado, que contou com a presença de poucos integrantes da comitiva entre eles o presidente do Senado, Davi Alcolumbre, e o vice-presidente da Câmara, Elmar Nascimento (União-BA), Lula solicitou a Xi Jinping o envio de um representante de sua confiança ao Brasil para debater temas relacionados à regulação digital, com foco na atuação da plataforma TikTok.

Em seguida, a primeira-dama Janja pediu a palavra para abordar os impactos da rede social chinesa no país, especialmente em relação às mulheres e crianças, que, segundo ela, vêm sendo alvos de ataques. Ela também alertou para o uso do algoritmo do TikTok no favorecimento da extrema direita no Brasil.

A fala de Janja, de acordo com relatos de bastidores, foi considerada por alguns como "inadequada", por não estar prevista no protocolo e por supostamente ter causado constrangimento. Apesar disso, segundo Lula, Xi Jinping reagiu com serenidade e reconheceu o direito do Brasil de regulamentar suas plataformas digitais.

Defesa enfática de Janja

Ao comentar o episódio, Lula saiu em defesa de sua esposa. "O fato de a minha mulher pedir a palavra é porque a minha mulher não é cidadã de segunda classe. Ela entende mais de rede digital do que eu e resolveu falar", declarou. O presidente reiterou que a iniciativa partiu dele e que Janja apenas complementou a fala, diante de um tema que domina.

"Eu que fiz a pergunta, não foi a Janja. Perguntei ao companheiro Xi Jinping se era possível ele enviar alguém da confiança dele para a gente discutir a questão digital e, sobretudo, o TikTok. E aí a Janja pediu a palavra para explicar o que estava acontecendo no Brasil, sobretudo contra as mulheres e contra as crianças. Foi só isso", frisou.

Apesar de tentar minimizar o desconforto, Lula demonstrou preocupação com o vazamento do conteúdo da conversa, que classificou como "muito confidencial". Segundo ele, o episódio pode comprometer a confiança entre membros da comitiva presidencial. "Era uma coisa muito, mas muito confidencial. E alguém teve a irresponsabilidade de repassar isso", criticou.

Lula também aproveitou o episódio para defender a necessidade de regulamentar as redes digitais no país. "Não é possível continuar com redes digitais cometendo os absurdos que cometem, sem que a gente tenha capacidade de regulamentação", concluiu.

Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Tags

Elmar Nascimento TikTok Janja da Silva China Davi Alcolumbre Xi Jinping Lula

LEIA MAIS

RELAÇÕES EXTERIORES

Lula defende criadores do Mais Médicos diante de sanções dos EUA

Comissão INSS

CPMI do INSS será instalada na próxima semana, afirma Alcolumbre

Relações comerciais

Lula defende moeda do Brics e critica dependência do dólar

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

JÚRI DE JORNALISTAS

Conheça o time de jornalistas que vota no Prêmio Congresso em Foco

2

Revisão

Haddad diz estar aberto a flexibilizar mudanças no seguro-defeso

3

Ocupação da Câmara

Deputado que ocupou Câmara pede punição até para ele mesmo

4

EXTRADIÇÃO

Zambelli passa mal em audiência e julgamento na Itália é adiado

5

Medida Provisória

Motta endossa pacote de apoio a empresas impactadas por tarifas

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES