Notícias

Frente da Agropecuária defende ação diplomática após gripe aviária

Grupo parlamentar defende comunicação imediata com países importadores após foco de gripe aviária em granja comercial do Rio Grande do Sul.

16/5/2025
Publicidade
Expandir publicidade

A Frente Parlamentar da Agropecuária se pronunciou nesta sexta (16) sobre o foco de gripe aviária H5N1 registrado em uma granja comercial no município de Montenegro, no Rio Grande do Sul. Em nota, o grupo defende que o governo federal atue de forma coordenada com os parceiros comerciais do Brasil para preservar o fluxo internacional de produtos.

"Reforçamos a importância de o governo brasileiro manter comunicações claras e constantes com nossos parceiros comerciais internacionais, evitando possíveis interrupções no fluxo de produtos", diz o documento, publicado após a confirmação do primeiro caso do vírus em criação avícola de escala comercial no país.

Bloco também reforça confiança no serviço sanitário e apoio ao produtor rural.Celio Messias/Folhapress

O posicionamento também ressalta o papel dos produtores rurais no enfrentamento da crise sanitária. "É imprescindível que os produtores rurais continuem adotando ações rápidas e eficazes, isolando imediatamente a área afetada e aplicando medidas sanitárias rigorosas para eliminar o foco identificado".

A nota destaca ainda que o consumo de carne de frango e ovos segue seguro. "Importante destacar, conforme posicionamento técnico do setor produtivo nacional, que não há risco de contaminação ao consumidor final".

A Frente também manifesta apoio ao trabalho do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. "Temos plena confiança no serviço de defesa agropecuária do Ministério (...) reconhecido pela competência técnica e eficiência em situações de emergência sanitária".

Por fim, o grupo parlamentar informa que seguirá acompanhando os desdobramentos. "A FPA segue acompanhando atentamente as ações de contenção e controle, reforçando seu compromisso em apoiar integralmente os produtores rurais afetados".

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

Artigos Mais Lidos