Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
ECONOMIA
Congresso em Foco
16/5/2025 13:09
A Frente Parlamentar da Agropecuária se pronunciou nesta sexta (16) sobre o foco de gripe aviária H5N1 registrado em uma granja comercial no município de Montenegro, no Rio Grande do Sul. Em nota, o grupo defende que o governo federal atue de forma coordenada com os parceiros comerciais do Brasil para preservar o fluxo internacional de produtos.
"Reforçamos a importância de o governo brasileiro manter comunicações claras e constantes com nossos parceiros comerciais internacionais, evitando possíveis interrupções no fluxo de produtos", diz o documento, publicado após a confirmação do primeiro caso do vírus em criação avícola de escala comercial no país.
O posicionamento também ressalta o papel dos produtores rurais no enfrentamento da crise sanitária. "É imprescindível que os produtores rurais continuem adotando ações rápidas e eficazes, isolando imediatamente a área afetada e aplicando medidas sanitárias rigorosas para eliminar o foco identificado".
A nota destaca ainda que o consumo de carne de frango e ovos segue seguro. "Importante destacar, conforme posicionamento técnico do setor produtivo nacional, que não há risco de contaminação ao consumidor final".
A Frente também manifesta apoio ao trabalho do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. "Temos plena confiança no serviço de defesa agropecuária do Ministério (...) reconhecido pela competência técnica e eficiência em situações de emergência sanitária".
Por fim, o grupo parlamentar informa que seguirá acompanhando os desdobramentos. "A FPA segue acompanhando atentamente as ações de contenção e controle, reforçando seu compromisso em apoiar integralmente os produtores rurais afetados".
SABONETES E PERFUMES
Lula sanciona lei que dispensa registro de cosméticos artesanais
TENSÃO ENTRE VIZINHOS
Lula assume Mercosul na Argentina e enfrenta desafio com Milei
SEGURANÇA PÚBLICA
PF publica requisitos para porte de armas por guardas municipais