Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
RELAÇÕES EXTERIORES
Congresso em Foco
20/5/2025 15:01
O chanceler Mauro Vieira defendeu nesta terça-feira (20) o asilo diplomático concedido à ex-primeira-dama do Peru, Nadine Heredia. Em audiência na Comissão de Relações Exteriores do Senado, o ministro afirmou que a decisão foi tomada por "urgência humanitária", diante do estado de saúde de Nadine e da situação de seu filho menor de idade, e que contou com apoio imediato do presidente Lula.
Vieira destacou que a ex-primeira-dama está em recuperação de uma cirurgia grave na coluna e que seu marido, o ex-presidente Ollanta Humala, está preso no Peru. Segundo o ministro, o governo peruano emitiu o salvo-conduto necessário em poucas horas, sem questionamentos, permitindo que Nadine e o filho fossem trazidos ao Brasil por um avião da FAB.
"Não houve nenhuma oposição ou nenhum questionamento do governo peruano", explicou o chanceler. "Comuniquei o presidente, falei com o presidente Lula, que concordou comigo".
Durante a sessão, senadores como Sergio Moro (União-PR) questionaram a legalidade e a urgência do asilo, lembrando que Nadine foi condenada a 15 anos de prisão por lavagem de dinheiro ligada a campanhas eleitorais. Mauro Vieira respondeu que, nesses casos, não cabe julgamento de mérito, e que o pedido foi protocolado no Comitê Nacional para Refugiados (Conare), que avaliará a situação jurídica.
Tags
LEIA MAIS
RELAÇÕES EXTERIORES
Ministro diz que Lula pediu auxílio de Janja em reunião com Xi Jinping
Câmara dos Deputados
Câmara dos Deputados
Carla Zambelli lança campanha de Pix para pagar multas em processos
SEGURANÇA PÚBLICA
Crise no Rio reforça necessidade da PEC da Segurança, diz relator
TRANSPORTE AÉREO
Câmara aprova proibição da cobrança por malas de até 23 kg em voos
SEGURANÇA PÚBLICA
Derrite assume relatoria de projeto que trata facções como terroristas