Notícias

Comissão da Câmara ouve diretor da PF sobre fraudes no INSS

A Comissão de Segurança Pública realiza audiência sobre a Operação Sem Desconto, que investiga fraudes no INSS, com a presença do diretor-geral da PF.

27/5/2025
Publicidade
Expandir publicidade

Operação da PF investiga fraudes no INSS.GUIDO JR./Fotoarena/Folhapress

A Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado da Câmara dos Deputados promove nesta quarta-feira (28), às 10 horas, audiência pública com o diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, para debater a condução da Operação Sem Desconto, que investiga descontos não autorizados de aposentados e pensionistas do INSS.

A audiência foi solicitada pelos deputados Delegado Paulo Bilynskyj (PL-SP) e Cabo Gilberto Silva (PL-PB), que demonstram preocupação com a autonomia das investigações, conforme previsto na Constituição Federal, e com possíveis interferências externas. Eles apontam a necessidade de transparência na apuração das irregularidades.

Um dos fatos que motivou o pedido de audiência foi uma reportagem do jornal O Globo, publicada em 29 de abril de 2025, que exibiu imagens de um investigado sendo escoltado por agentes da PF no aeroporto de Brasília, sem prerrogativa legal que justificasse tal procedimento.

Outro ponto levantado pelos deputados é a reunião de representantes de sindicatos investigados com o presidente da República no Palácio do Planalto, o que, segundo eles, levanta questionamentos sobre a separação de Poderes e a impessoalidade na Administração Pública.

Veja a pauta completa.

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

Artigos Mais Lidos