Notícias

Eduardo Paes veta criação do Dia da Cegonha Reborn: "não dá"

Prefeito do Rio rejeita projeto que oficializava data para homenagear artesãs de bonecas reborn.

2/6/2025
Publicidade
Expandir publicidade

O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD), vetou nesta segunda-feira (2) o projeto que criava o "Dia da Cegonha Reborn", data que passaria a integrar o calendário oficial da capital fluminense. A proposta havia sido aprovada pela Câmara Municipal em 7 de maio e seguia para sanção ou veto do Executivo.

A decisão foi anunciada nas redes sociais do prefeito, com uma imagem do carimbo de veto sobre o projeto e a legenda: "Com todo respeito mas não dá". A justificativa técnica ainda será publicada no Diário Oficial.

Ideia havia sido aprovada pela Câmara Municipal, mas gerou polêmica por uso indevido das réplicas.Valter Campanato/Agência Brasil

O texto vetado era de autoria do vereador Vitor Hugo (MDB) e previa a celebração em 4 de setembro, em homenagem às artesãs que produzem bonecas realistas, conhecidas como bebês reborn, simulando bebês de verdade. Segundo o vereador, essas réplicas são usadas como memória de filhos perdidos ou como apoio emocional em casos de luto, além de serem objetos de coleção.

Saiba mais: conheça o projeto vetado por Eduardo Paes e a polêmica pelo uso irregular dos bebês reborn.

A proposta, no entanto, gerou controvérsia. Parlamentares demonstraram preocupação com relatos de uso indevido dos bonecos. Há casos em que colecionadores levaram os bebês reborn a atendimentos em unidades do SUS ou utilizaram-nos para obter privilégios em filas destinadas a mães com recém-nascidos.

A repercussão negativa levou Paes a optar pelo veto. A decisão agora volta à Câmara, que pode manter ou derrubar o veto do prefeito em nova votação.

Veja a publicação do prefeito:

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Eduardo Paes (@eduardopaes)

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

Artigos Mais Lidos