O DataFolha divulgou, nesta terça-feira (17), uma pesquisa que aponta que 76% dos brasileiros são contrários ao aumento do número de deputados federais, de 513 para 531. Outros 20% aprovam a mudança, enquanto 2% não souberam responder e 1% se declararam indiferentes. A proposta já passou pela Câmara e aguarda apreciação no Senado, prevista para esta semana.
O levantamento ouviu 2.004 pessoas com 16 anos ou mais, entre os dias 10 e 11 de junho. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.
O que prevê a proposta
O presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), articulou a ampliação das bancadas nos estados que registraram aumento populacional, sem reduzir o número de cadeiras nas unidades com queda demográfica. A iniciativa foi apresentada pela deputada Dani Cunha (União-RJ).
Segundo estimativa do Instituto Livres, o custo anual com os novos parlamentares pode chegar a R$ 64,6 milhões. A proposta foi aprovada pela Câmara em 6 de maio.
Estados que ganhariam cadeiras
- Pará: 4
- Santa Catarina: 4
- Amazonas: 2
- Rio Grande do Norte: 2
- Mato Grosso: 2
- Paraná: 1
- Goiás: 1
- Ceará: 1
- Minas Gerais: 1
Debate no Senado
Embora a proposta tenha o apoio do presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), senadores criticam o aumento de gastos públicos. Hugo Motta, no entanto, afirma que os custos já estão previstos no orçamento da Câmara.
Na semana passada, em entrevistas à imprensa, Alcolumbre reforçou esse argumento ao declarar que não haverá impacto financeiro com a medida.