Notícias

ANS autoriza reajuste de até 6,06% para planos de saúde individuais

Teto vale para o período de maio de 2025 a abril de 2026 e afeta 8,6 milhões de consumidores.

23/6/2025
Publicidade
Expandir publicidade

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) definiu em 6,06% o teto de reajuste anual para planos de saúde individuais e familiares contratados após 1999. O percentual vale para o período entre maio de 2025 e abril de 2026 e pode ser aplicado no mês de aniversário do contrato.

A medida atinge cerca de 8,6 milhões de beneficiários, equivalente a 16,4% do total de usuários de planos médicos no país.

Teto para reajuste dos planos de saúde é o mais baixo desde 2021.stux (via Pixabay)

Metodologia

A fórmula combina o aumento dos custos com atendimento (IVDA), o IPCA (descontado o subitem "plano de saúde") e um fator de eficiência, que busca evitar repasse automático de custos. A ANS vem aplicando essa metodologia desde 2019.

Uma das críticas ao atual modelo de reajustes da ANS é que ele aplica um mesmo teto a vários tipos diferentes de planos de saúde, enquanto o aumento do custos com atendimento pode variar por segmenso.

Cobrança retroativa será permitida

Para contratos com aniversário em maio ou junho, o reajuste pode ser cobrado a partir de julho, com possibilidade de retroagir ao mês de aniversário. Já os que fazem aniversário a partir de julho podem ter a cobrança iniciada até dois meses depois.

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

Artigos Mais Lidos