Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Bolsonaro cancela agendas em julho por motivos médicos

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

REPOUSO

Bolsonaro cancela agendas em julho por motivos médicos

Após crises e orientação médica, ex-presidente ficará em casa para garantir plena recuperação.

Congresso em Foco

2/7/2025 9:41

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) cancelou todos os compromissos previstos para o mês de julho após receber orientação médica para permanecer em repouso absoluto. A decisão foi anunciada nesta quarta-feira (2), por meio das redes sociais do próprio ex-presidente, que relatou ter passado por uma consulta de urgência.

Ex-presidente relata agravamento de sintomas.

Ex-presidente relata agravamento de sintomas.Leandro Chemalle/Thenews2/Folhapress

Segundo Bolsonaro, de 70 anos, as crises de soluços e vômitos se tornaram constantes, dificultando até mesmo a fala. "Após consulta médica de urgência foi-me determinado ficar em repouso absoluto durante o mês de julho. Do exposto, ficam suspensas as agendas de Santa Catarina e Rondônia. Crise de soluços e vômitos tornaram-se constantes, fato que me impedem até de falar", declarou.

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Jair M. Bolsonaro (@jairmessiasbolsonaro)

Problemas de saúde recorrentes

O ex-presidente tem enfrentado um quadro de saúde delicado desde que sofreu um atentado a faca durante a campanha presidencial de 2018. Em abril deste ano, ele passou por uma cirurgia de 12 horas para liberar aderências intestinais e reconstruir a parede abdominal, consequência das múltiplas operações realizadas após a facada.

No mês passado, Bolsonaro foi atendido em um hospital privado de Brasília depois de passar mal durante compromissos políticos em Goiás, ocasião em que foi diagnosticado com pneumonia. Após recuperação, voltou às atividades políticas e participou no último domingo (29) de uma manifestação organizada pelo pastor Silas Malafaia, na Avenida Paulista, em São Paulo, cujo lema era "Justiça Já".

A concentração chegou a reunir cerca de 12,4 mil pessoas no auge, de acordo com estimativa calculada pela Universidade de São Paulo (USP).

Comunicado oficial

Em comunicado divulgado nas redes sociais pela ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro, os médicos Claudio Biroloni, cirurgião responsável por operar Bolsonaro, e Leandro Echenique informaram que o ex-presidente permanecerá em repouso domiciliar durante todo o mês de julho para "garantir a completa recuperação de sua saúde".

A nota detalha que Bolsonaro apresenta crises de soluços que dificultam a fala e a alimentação, além de mencionar a recente cirurgia e a pneumonia. Por isso, segundo os médicos, ele precisará se afastar de agendas públicas e de atividades partidárias enquanto se recupera.

"O Jair precisa deste tempo para se recuperar completamente. Tenho fé de que Deus o ajudará, e logo, logo ele estará 100% para retomar suas agendas de trabalho", publicou Michelle Bolsonaro em mensagem de apoio ao marido.

Cirurgias e histórico médico

Desde 2018, quando foi esfaqueado em Juiz de Fora (MG), Bolsonaro passou por diversas cirurgias para corrigir complicações decorrentes do atentado, incluindo a reconstrução de partes do intestino e a retirada de aderências.

Na intervenção mais recente, realizada em abril, os médicos reconstruíram a parede abdominal e corrigiram novas aderências intestinais, além de tratarem sequelas de cirurgias anteriores. Ele ficou internado por duas semanas no Hospital DF Star, em Brasília, para se recuperar.

Apesar de ter retomado algumas atividades públicas no fim de junho, o agravamento dos sintomas de soluços e vômitos acabou forçando o ex-presidente a uma pausa completa em sua agenda política.

Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Tags

Bolsonaro

Temas

Saúde

LEIA MAIS

TRÂNSITO

Lula veta exigência de toxicológico para motoristas de carro e moto

Vacinação domiciliar

Câmara: Comissão aprova vacinação domiciliar para idosos e PCDs

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

SABONETES E PERFUMES

Lula sanciona lei que dispensa registro de cosméticos artesanais

2

Prêmio Congresso em Foco

Veja quem lidera a primeira parcial do Prêmio Congresso em Foco 2025

3

SEGURANÇA PÚBLICA

PF publica requisitos para porte de armas por guardas municipais

4

Governo

Lula assina decreto para reduzir agrotóxicos na agricultura

5

JUSTIÇA

Mendonça diz que STF tomou espaço do Congresso ao decidir sobre redes

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES