Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
CONGRESSO
Congresso em Foco
2/7/2025 14:21
"Não tem chance disse dar certo". A frase, pronunciada pelo senador Ciro Nogueira (PP-PI), refere-se ao que ele descreve como a postura atual do governo Lula, de embate com o Congresso Nacional.
"O presidente vive hoje o seu pior momento da popularidade, e buscou agora, nessa alternativa de enfrentamento com o Congresso Nacional, uma forma de se capitalizar politicamente. Isso é um erro, vai nos dividir", explica o senador. Nogueira é o presidente do Progressistas, partido que comanda um ministério na Esplanada - do Esporte, chefiado pelo deputado licenciado André Fufuca -, mas que também abriga parlamentares ligados à oposição. O próprio Ciro, que foi ministro da Casa Civil no governo Bolsonaro, é um crítico frequente do governo Lula.
A relação entre governo e Congresso, hoje, tem seu ponto mais tenso no decreto que aumentou o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF). Após a Câmara e o Senado decidirem pela queda do decreto, o governo anunciou que levaria o caso ao Supremo Tribunal Federal (STF).
"Espero que revejam esse tipo de posicionamento, porque o Congresso não vai recuar das suas atribuições", diz Ciro Nogueira. O senador diz que a população brasileira "elegeu um parlamento de centro-direita" e que o presidente Lula "tem que se adaptar a essa vontade popular".
LEIA MAIS
CRISE ENTRE PODERES
Constitucionalistas apontam validade da derrubada do IOF por Congresso
CRISE ENTRE PODERES
Coordenador do Prerrogativas: Congresso tenta impor parlamentarismo
Compliance Zero
Marido de Flávia Arruda é preso em operação da Polícia Federal
Operação Compliance Zero
LINGUAGEM SIMPLES
Lula sanciona lei que proíbe linguagem neutra no serviço público
DIREITOS DO CONSUMIDOR
Erika Hilton pede investigação sobre esgotamento de ingressos da F1