Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Eleições partidárias
Congresso em Foco
6/7/2025 13:13
O Partido dos Trabalhadores (PT), sigla do presidente Lula, realiza neste domingo (6) eleições gerais para definir o novo presidente do partido. O Processo de Eleição Direta (PED) renova a presidência dos diretórios municipais, estaduais e nacional do PT. Caso seja necessário segundo turno nas votações, o pleito ocorrerá no dia 20 de julho.
Nestas eleições, quatro candidatos disputam a presidência nacional do partido. O ex-prefeito de Araraquara (SP) Edinho Silva é o favorito na disputa. Ex-ministro da Secretaria de Comunicação Social do governo Dilma, ele faz parte da Corrente CNB (Construindo Novo Brasil), da qual Lula também faz parte.
Além dele, também disputam o cargo o secretário de Relações Internacionais do PT, Romênio Pereira, o deputado federal Rui Falcão (SP) e o dirigente do partido Valter Pomar. O trio representa, respectivamente, as seguintes chapas: Movimento PT, Novo Rumo e Articulação de Esquerda.
Presidência interina
Desde março, o senador Humberto Costa (PT-PE) assumiu a presidência interina do partido após a então deputada e presidente do partido, Gleisi Hoffmann, aceitar o convite para se tornar ministra da Secretaria de Relações Institucionais.
Pelas regras do PT, filiados não podem ocupar simultaneamente cargos no governo e na direção partidária. Humberto era vice-presidente da sigla, indicado pelo campo majoritário Construindo um Novo Brasil (CNB)
As eleições
O processo de eleição dos presidentes dos diretórios acontece na sigla desde 2001. Neste ano, as votações se iniciaram às 9h e vão até às 17h. Quase 3 milhões de filiados ao PT podem ir às urnas para definir o futuro do partido. Os representantes eleitos terão mandato de quatro anos.
"As direções partidárias, delegações e cargos com função específica de secretarias deverão ter paridade de gênero (50% de mulheres e 50% de homens), além de cotas de, no mínimo, 20% das vagas para jovens com menos de 30 anos de idade e pessoas negras ou indígenas nas chapas, delegações e instâncias de direção", aponta o partido em nota.
Temas
LEIA MAIS
O INTERMEDIÁRIO
Prêmio Congresso em Foco 2025
Prêmio Congresso em Foco 2025 contemplou todas as vertentes políticas
MELHORES PARLAMENTARES
Revelados os vencedores do Prêmio Congresso em Foco; veja quem ganhou
Caso Zambelli
MOVIMENTAÇÃO SUSPEITA
Bolsonaro recebeu R$ 44 milhões desde 2023, aponta relatório da PF
RELATÓRIO DA POLÍCIA FEDERAL
Eduardo ataca Tarcisio e xinga Bolsonaro: "VTNC, seu ingrato do c..."
MENSAGENS COMPROMETEDORAS
Malafaia chama Eduardo de "babaca" e "estúpido de marca maior"