Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Eleições partidárias
Congresso em Foco
6/7/2025 13:13
O Partido dos Trabalhadores (PT), sigla do presidente Lula, realiza neste domingo (6) eleições gerais para definir o novo presidente do partido. O Processo de Eleição Direta (PED) renova a presidência dos diretórios municipais, estaduais e nacional do PT. Caso seja necessário segundo turno nas votações, o pleito ocorrerá no dia 20 de julho.
Nestas eleições, quatro candidatos disputam a presidência nacional do partido. O ex-prefeito de Araraquara (SP) Edinho Silva é o favorito na disputa. Ex-ministro da Secretaria de Comunicação Social do governo Dilma, ele faz parte da Corrente CNB (Construindo Novo Brasil), da qual Lula também faz parte.
Além dele, também disputam o cargo o secretário de Relações Internacionais do PT, Romênio Pereira, o deputado federal Rui Falcão (SP) e o dirigente do partido Valter Pomar. O trio representa, respectivamente, as seguintes chapas: Movimento PT, Novo Rumo e Articulação de Esquerda.
Presidência interina
Desde março, o senador Humberto Costa (PT-PE) assumiu a presidência interina do partido após a então deputada e presidente do partido, Gleisi Hoffmann, aceitar o convite para se tornar ministra da Secretaria de Relações Institucionais.
Pelas regras do PT, filiados não podem ocupar simultaneamente cargos no governo e na direção partidária. Humberto era vice-presidente da sigla, indicado pelo campo majoritário Construindo um Novo Brasil (CNB)
As eleições
O processo de eleição dos presidentes dos diretórios acontece na sigla desde 2001. Neste ano, as votações se iniciaram às 9h e vão até às 17h. Quase 3 milhões de filiados ao PT podem ir às urnas para definir o futuro do partido. Os representantes eleitos terão mandato de quatro anos.
"As direções partidárias, delegações e cargos com função específica de secretarias deverão ter paridade de gênero (50% de mulheres e 50% de homens), além de cotas de, no mínimo, 20% das vagas para jovens com menos de 30 anos de idade e pessoas negras ou indígenas nas chapas, delegações e instâncias de direção", aponta o partido em nota.
Temas
LEIA MAIS
Prêmio Congresso em Foco 2025
Prêmio Congresso em Foco 2025 contemplou todas as vertentes políticas
PESQUISA ELEITORAL
Lula lidera em todos os cenários em 2026, aponta Genial/Quaest
MELHORES PARLAMENTARES
Revelados os vencedores do Prêmio Congresso em Foco; veja quem ganhou
Prêmio Congresso em Foco 2025
Público elege melhores deputados da Câmara em 2025; veja lista
Prêmio Congresso em Foco 2025
Deputado Nikolas Ferreira conquista 1º lugar na votação popular
MELHORES PARLAMENTARES
Prêmio Congresso em Foco 2025
Votação popular escolhe os melhores senadores de 2025; saiba quem são