Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Alimentação
Congresso em Foco
28/7/2025 18:09
Deputados e senadores da base do governo Lula comemoraram nas redes sociais o anúncio desta segunda-feira (28) de que o Brasil voltou a sair do Mapa da Fome. O dado foi publicado em relatório da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO), que constatou que o índice de subalimentação no país caiu para menos de 2,5% da população, limite para situações críticas de insegurança alimentar.
A análise considera a média do período de três anos, entre 2022 e 2024. Segundo a metodologia adotada pela FAO, o indicador de prevalência da subnutrição estima a proporção da população cujo consumo calórico está abaixo do mínimo necessário para uma vida saudável. O Brasil havia sido retirado do Mapa da Fome em 2014, mas voltou a figurar na lista no triênio 2018-2020.
"Hoje, sob o governo Lula 3, o Brasil saiu novamente do Mapa da Fome. O número de brasileiros em risco de subnutrição caiu de forma expressiva e quase 1 milhão de famílias superaram a linha da pobreza e deixaram o Bolsa Família. É a força de um Estado que volta a cuidar de seu povo", escreveu o líder do PT na Câmara, Lindbergh Farias.
O senador Renan Calheiros (MDB-AL) destacou programas sociais como o Bolsa Família para atingir a marca de sair do Mapa da Fome. "Tenho orgulho de ter relatado o Bolsa Família e de ter criado, ao lado do Senador Paulo Paim, o aumento do Mínimo acima da inflação. Ações de auxílio aos mais vulneráveis", disse.
Veja abaixo a manifestação de parlamentares:
BRASIL FORA DO MAPA DA FOME!
— Fabiano Contarato (@ContaratoSenado) July 28, 2025
É uma notícia que emociona e alivia. Depois de três anos, o Brasil saiu novamente do Mapa da Fome da ONU.
É impossível esquecer as cenas de miséria que vimos no governo Bolsonaro. Nosso povo disputava a fila do osso para matar a fome! Uma crueldade!.
Os programas sociais (Fome Zero, Bolsa Família e aumento real de salários) tiraram o Brasil do Mapa da Fome. Tenho orgulho de ter relatado o Bolsa Família e de ter criado, ao lado do Senador Paulo Paim, o aumento do Mínimo acima da inflação. Ações de auxílio aos mais vulneráveis. pic.twitter.com/XXLoD5iDAE
— Renan Calheiros (@renancalheiros) July 28, 2025
Sob a gestão de Jair Bolsonaro, o Brasil viveu uma tragédia social. Milhões foram lançados de volta à miséria, o país voltou ao Mapa da Fome e cenas brutais como a fila do osso escancararam o abandono de um governo que negava a fome enquanto o povo disputava restos para. pic.twitter.com/5vo6d6FQHn
— Lindbergh Farias (@lindberghfarias) July 28, 2025
????Boa notícia pra começar a semana: o Brasil está fora do Mapa da Fome! ?????
— Denise Pessôa (@denisespessoa) July 28, 2025
A meta era 2026. Mas virou realidade já em 2024.
Em 2 anos, o Governo Lula tirou 24 milhões da insegurança alimentar grave. Subnutrição caiu pra menos de 2,5%, diz a FAO/ONU.#BrasilSemFome. pic.twitter.com/orsssJtaVM
O Brasil voltou a sair do Mapa da Fome! ??????
— Ivoneide Caetano (@ivoneidecaetano) July 28, 2025
O anúncio feito hoje pela FAO/ONU comprova: políticas públicas sérias e compromisso com o povo fazem a diferença. Com o governo Lula, a insegurança alimentar grave caiu para menos de 2,5%. É o povo voltando a comer com dignidade!
O Brasil está fora do #MapadaFome!
— Daniel Almeida (@Daniel_PCdoB) July 28, 2025
A ONU confirmou: nosso país deixou de figurar entre as nações que enfrentam fome em níveis alarmantes. Isso é resultado direto de políticas públicas eficazes, (+)
LEIA MAIS
Descontos indevidos
INSS vai ressarcir 1,1 milhão de aposentados até 30 de julho
SEGURANÇA PÚBLICA
Crise no Rio reforça necessidade da PEC da Segurança, diz relator
SEGURANÇA PÚBLICA
Derrite assume relatoria de projeto que trata facções como terroristas
TRANSPORTE AÉREO
Câmara aprova proibição da cobrança por malas de até 23 kg em voos