Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Alimentação
Congresso em Foco
28/7/2025 18:09
Deputados e senadores da base do governo Lula comemoraram nas redes sociais o anúncio desta segunda-feira (28) de que o Brasil voltou a sair do Mapa da Fome. O dado foi publicado em relatório da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO), que constatou que o índice de subalimentação no país caiu para menos de 2,5% da população, limite para situações críticas de insegurança alimentar.
A análise considera a média do período de três anos, entre 2022 e 2024. Segundo a metodologia adotada pela FAO, o indicador de prevalência da subnutrição estima a proporção da população cujo consumo calórico está abaixo do mínimo necessário para uma vida saudável. O Brasil havia sido retirado do Mapa da Fome em 2014, mas voltou a figurar na lista no triênio 2018-2020.
"Hoje, sob o governo Lula 3, o Brasil saiu novamente do Mapa da Fome. O número de brasileiros em risco de subnutrição caiu de forma expressiva e quase 1 milhão de famílias superaram a linha da pobreza e deixaram o Bolsa Família. É a força de um Estado que volta a cuidar de seu povo", escreveu o líder do PT na Câmara, Lindbergh Farias.
O senador Renan Calheiros (MDB-AL) destacou programas sociais como o Bolsa Família para atingir a marca de sair do Mapa da Fome. "Tenho orgulho de ter relatado o Bolsa Família e de ter criado, ao lado do Senador Paulo Paim, o aumento do Mínimo acima da inflação. Ações de auxílio aos mais vulneráveis", disse.
Veja abaixo a manifestação de parlamentares:
BRASIL FORA DO MAPA DA FOME!
— Fabiano Contarato (@ContaratoSenado) July 28, 2025
É uma notícia que emociona e alivia. Depois de três anos, o Brasil saiu novamente do Mapa da Fome da ONU.
É impossível esquecer as cenas de miséria que vimos no governo Bolsonaro. Nosso povo disputava a fila do osso para matar a fome! Uma crueldade!.
Os programas sociais (Fome Zero, Bolsa Família e aumento real de salários) tiraram o Brasil do Mapa da Fome. Tenho orgulho de ter relatado o Bolsa Família e de ter criado, ao lado do Senador Paulo Paim, o aumento do Mínimo acima da inflação. Ações de auxílio aos mais vulneráveis. pic.twitter.com/XXLoD5iDAE
— Renan Calheiros (@renancalheiros) July 28, 2025
Sob a gestão de Jair Bolsonaro, o Brasil viveu uma tragédia social. Milhões foram lançados de volta à miséria, o país voltou ao Mapa da Fome e cenas brutais como a fila do osso escancararam o abandono de um governo que negava a fome enquanto o povo disputava restos para. pic.twitter.com/5vo6d6FQHn
— Lindbergh Farias (@lindberghfarias) July 28, 2025
????Boa notícia pra começar a semana: o Brasil está fora do Mapa da Fome! ?????
— Denise Pessôa (@denisespessoa) July 28, 2025
A meta era 2026. Mas virou realidade já em 2024.
Em 2 anos, o Governo Lula tirou 24 milhões da insegurança alimentar grave. Subnutrição caiu pra menos de 2,5%, diz a FAO/ONU.#BrasilSemFome. pic.twitter.com/orsssJtaVM
O Brasil voltou a sair do Mapa da Fome! ??????
— Ivoneide Caetano (@ivoneidecaetano) July 28, 2025
O anúncio feito hoje pela FAO/ONU comprova: políticas públicas sérias e compromisso com o povo fazem a diferença. Com o governo Lula, a insegurança alimentar grave caiu para menos de 2,5%. É o povo voltando a comer com dignidade!
O Brasil está fora do #MapadaFome!
— Daniel Almeida (@Daniel_PCdoB) July 28, 2025
A ONU confirmou: nosso país deixou de figurar entre as nações que enfrentam fome em níveis alarmantes. Isso é resultado direto de políticas públicas eficazes, (+)
Câmara dos Deputados
Veja quem foram os deputados que mais gastaram cota parlamentar no ano
OSCAR DA POLÍTICA
Votação do Prêmio Congresso em Foco termina nesta quarta; participe