Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
POPULARIDADE ESTÁVEL
Congresso em Foco
2/8/2025 13:15
A expectativa do Planalto de que a crise diplomática com os Estados Unidos trouxesse ganhos políticos imediatos para o presidente Lula ainda não se confirmou. É o que indica pesquisa Datafolha realizada nos dias 29 e 30 de julho, que mostra que a avaliação do governo permanece estável: 40% dos brasileiros reprovam a gestão, enquanto 29% aprovam.
Os números praticamente repetem os da rodada anterior, feita em junho, quando Lula registrava 28% de ótimo ou bom e os mesmos 40% de ruim ou péssimo. A avaliação regular caiu de 31% para 29%, e apenas 1% dos entrevistados não opinou. Ao todo, foram ouvidos 2.004 eleitores em 130 cidades, com margem de erro de dois pontos percentuais.
Trump
O levantamento foi realizado no auge do confronto diplomático entre os governos de Lula e Donald Trump. No dia (30), o último da realização do levantamento, o republicano aplicou tarifas de até 50% sobre produtos brasileiros, retaliando o que classificou como perseguição judicial a seu aliado Jair Bolsonaro. Trump também sancionou o ministro Alexandre de Moraes, relator da ação penal que trata da tentativa de golpe de 2022.
Em resposta, o presidente brasileiro adotou um discurso enfático em defesa da soberania nacional.
Efeitos eleitorais ainda incertos
Por outro lado, a estratégia do deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP), que se apresenta como articulador das sanções junto ao governo dos Estados Unidos de desgastar Lula, também não se refletiu na popularidade do presidente.
Desde fevereiro, quando Lula atingiu sua pior avaliação (24% de ótimo/bom e 41% de ruim/péssimo), o governo conseguiu certa estabilização. Ainda assim, a aprovação segue abaixo da registrada em seus mandatos anteriores.
Quem aprova e quem desaprova
A pesquisa mostra que a aprovação de Lula se concentra em dois segmentos: entre os eleitores com menor escolaridade (42% de ótimo/bom) e na região Nordeste (38%). Já a rejeição é mais intensa entre eleitores de perfil bolsonarista, como:
Outra pesquisa
Na quinta-feira (31), pesquisa AtlasIntel, em parceria com a Bloomberg, mostrou ligeira recuperação da popularidade do presidente. O levantamento indica que 50,2% dos entrevistados aprovam a gestão, enquanto 49,7% a desaprovam.
Na pesquisa anterior, realizada em 13 de julho, os números mostravam o cenário inverso: 50,3% de desaprovação e 49,7% de aprovação. A virada ocorre dentro da margem de erro da pesquisa, que é de 1 ponto percentual para mais ou para menos. Esta, no entanto, foi a primeira vez este ano em que a aprovação ao governo superou a reprovação nas pesquisas do instituto.
Temas
LEVANTAMENTO DO SENADO
Governo corta 43% das emendas parlamentares previstas para 2025
Câmara dos Deputados