Notícias

"Não aceitarei intimidações", diz Alcolumbre sobre ocupação da Mesa

Presidente do Senado criticou pressão de senadores acantonados no plenário e convocou sessão virtual.

6/8/2025
Publicidade
Expandir publicidade

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), determinou a realização de sessão plenária remota na quinta-feira (7). A decisão foi uma resposta à ocupação da Mesa Diretora por parlamentares contrários à prisão domiciliar do ex-presidente Jair Bolsonaro. Em nota, o senador ressalta que não atenderá às demandas dos ocupantes. "Não aceitarei intimidações nem tentativas de constrangimento à Presidência do Senado", disse.

Alcolumbre reforçou que "não será refém" de tentativas de desestabilizar o funcionamento do Senado.Carlos Moura/Agência Senado

Os ocupantes exigem para desobstruir o plenário a inclusão em pauta da anistia aos acusados por envolvimento nos atos antidemocráticos de 8 de janeiro de 2023, o impeachment do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), e o fim do foro privilegiado.

"O Parlamento não será refém de ações que visem desestabilizar seu funcionamento", disse Alcolumbre, que completou: "a democracia se faz com diálogo, mas também com responsabilidade e firmeza". O presidente do Senado também anunciou que dará prioridade a "matérias de interesse da população, como o projeto que assegura a isenção do Imposto de Renda para milhões de brasileiros que recebem até dois salários mínimos".

Veja a íntegra da nota de Alcolumbre:

"Determinei que a sessão deliberativa do Senado Federal de amanhã, quinta-feira (7), seja realizada temporariamente em sistema remoto. A decisão tem por objetivo garantir o funcionamento da Casa e impedir que a pauta legislativa, que pertence ao povo brasileiro, seja paralisada.

Não aceitarei intimidações nem tentativas de constrangimento à Presidência do Senado. O Parlamento não será refém de ações que visem desestabilizar seu funcionamento.

Seguiremos votando matérias de interesse da população, como o projeto que assegura a isenção do Imposto de Renda para milhões de brasileiros que recebem até dois salários mínimos. A democracia se faz com diálogo, mas também com responsabilidade e firmeza.

Davi Alcolumbre

Presidente do Senado Federal"

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

Artigos Mais Lidos