Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Esporte
Congresso em Foco
11/8/2025 13:01
O deputado federal Marcos Pollon (PL-MS) apresentou o projeto de lei 3828/2025, que propõe incluir o tiro esportivo amador e profissional entre as modalidades listadas no Fundo Nacional do Esporte (Fundesporte). A proposta altera a Lei Geral do Esporte (Lei nº 14.597/2023) e prevê ações voltadas para difusão, capacitação, infraestrutura e incentivo à prática.
No documento, o parlamentar argumenta que o tiro esportivo é "reconhecido pelo Comitê Olímpico Internacional, integra o calendário dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos e tem produzido medalhistas que orgulham o Brasil em diversas competições internacionais". Segundo ele, o projeto "visa garantir acesso democrático à prática esportiva com armas de fogo, especialmente em regiões onde a estrutura privada ou profissional é inexistente".
Pollon também defende que é ferramenta de "inclusão social, disciplina e desenvolvimento psíquico e motor" ao citar exemplos de países como Estados Unidos, Suíça e Finlândia, onde a modalidade é incentivada desde a infância. Para ele, o apoio estatal também contribui para segurança pública e redução de acidentes, formando cidadãos "mais conscientes, preparados e responsáveis quanto ao manuseio e guarda de armas de fogo".
Responsável por financiar atividades esportivas, o Fundesporte recebe recursos de 11 fontes dos Três Poderes. O acréscimo do tiro esportivo entre as modalidades não implicaria aumento despesa pública, mas a adequação dos valores que o programa já recebe.
O projeto de lei será distribuído às comissões para análise.
Temas
LEIA MAIS
CÂMARA DOS DEPUTADOS
Lindbergh aciona PGR contra deputados que ocuparam a Mesa Diretora
LEVANTAMENTO DO SENADO
Governo corta 43% das emendas parlamentares previstas para 2025
EM RESPOSTA AO SUPREMO
Senado defende regras da Lei do Impeachment para ministros do STF
NA ESPLANADA DOS MINISTÉRIOS
Lula celebra 95 anos do MEC com caminhada e alfineta Bolsonaro
ALEXANDRE PADILHA