Notícias

Deputado do Republicanos será relator da CPMI do INSS

Escolha por parlamentar de perfil centrista encerra disputa entre governo e oposição na costura da comissão.

15/8/2025
Publicidade
Expandir publicidade

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), anunciou o nome de Ricardo Ayres (Republicanos-TO) para assumir a relatoria da CPMI encarregada de investigar o escândalo de fraudes nos descontos associativos do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

A escolha encerra o conflito entre governo e oposição a respeito da escolha dos membros da cúpula do colegiado. O PL havia reivindicado a relatoria, tendo em vista que a busca por assinaturas partiu da bancada. O governo, com previsão de assumir a presidência, indicou Omar Aziz (PSD-AM), um parlamentar que, apesar de aliado ao governo, possui perfil de centro.

Ricardo Ayres foi escolhido para assumir a cadeira da Câmara na cúpula do colegiado.Kayo Magalhães/Câmara dos Deputados

A opção por um nome próximo ao centro na vaga do Senado criou uma pressão para que o mesmo fosse feito na Câmara, cabendo ao presidente tomar a decisão final. "Desejo a ele, ao presidente Omar Aziz e a todos os integrantes um excelente trabalho nessa pauta tão relevante para o país", disse Hugo Motta em suas redes sociais.

Em resposta, Ricardo Ayres afirmou que pretende entregar "um trabalho técnico, imparcial e transparente", "garantindo que os culpados respondam pelo que fizeram e que os direitos de cada beneficiário sejam preservados".

A CPMI está prevista para ser instalada na próxima semana, ainda sem uma data específica definida. Iniciados os trabalhos, ela terá 180 dias para apresentar seu relatório.

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

Artigos Mais Lidos