Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Flávio Bolsonaro quer levar denúncias de Tagliaferro aos EUA

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Senado

Flávio Bolsonaro quer levar denúncias de Tagliaferro aos EUA

Tagliaferro afirmou que equipe do TSE recebia orientações para elaborar relatórios com data retroativa e "construir uma narrativa" que pudesse ser usada em processos contra Bolsonaro.

Congresso em Foco

2/9/2025 17:06

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Após a retomada da oitiva de Eduardo Tagliaferro no Senado Federal, nesta terça-feira (2), o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) colocou em deliberação da Comissão de Segurança Pública a possibilidade de encaminhar um relatório com as denúncias apresentadas pelo ex-assessor do ministro Alexandre de Moraes a autoridades nacionais e internacionais.

"Eu quero colocar aqui, em deliberação na Comissão os seguintes encaminhamentos: em primeiro lugar, a elaboração de um relatório com as denúncias trazidas aqui pelo senhor Eduardo Tagliaferro, em especial contra a fraude processual de Alexandre de Moraes e quanto à atuação completamente fora do processo do procurador-geral da República, Paulo Gonet".

Flávio Bolsonaro anuncia intenção de encaminhar relatório de Tagliaferro a autoridades externas.

Flávio Bolsonaro anuncia intenção de encaminhar relatório de Tagliaferro a autoridades externas.Saulo Cruz/Agência Senado

O senador acrescentou: "Esse relatório seria também encaminhado ao presidente do Supremo Tribunal Federal, para que analise as denúncias e avalie a possibilidade da suspensão do julgamento em curso, neste momento na ação penal dos réus do 8 de janeiro. O encaminhamento também poderia se dar ao presidente do TSE, ao presidente do CNJ, ao Conselho Nacional do Ministério Público e ao presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB)".

Entre outras propostas em discussão, Flávio Bolsonaro sugeriu também que todas as provas trazidas por Tagliaferro fossem disponibilizadas pela Comissão às defesas dos réus do 8 de janeiro, para que os advogados pudessem adotar as providências que considerassem cabíveis.

Ele ainda mencionou que o relatório poderia ser enviado ao governo italiano, onde Tagliaferro reside, "para que se preserve a integridade física desta testemunha que se sente ameaçada", e ao governo norte-americano, "para que tomem ciência de mais violações dos direitos humanos por parte do ministro Alexandre de Moraes, para que eles tenham a ciência de mais acusações graves contra o Sr. Alexandre de Moraes e também contra o Sr. Paulo Gonet, já que também participou, segundo aqui as denúncias, desse verdadeiro comunho para uma atuação completamente fora do processo".

Nos últimos meses, a relação entre Alexandre de Moraes e o governo dos Estados Unidos se tornou sensível. Medidas adotadas por Washington, sob a Lei Magnitsky, apontam preocupações internacionais sobre possíveis violações de direitos humanos e abusos de autoridade, o que reforça a atenção sobre o possível relatório que a comissão do Senado avalia enviar ao governo norte-americano.

A oitiva de Tagliaferro ocorre em paralelo ao julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro e outros sete réus do chamado "Núcleo 1" da tentativa de golpe de Estado, conduzido pela 1ª Turma do Supremo Tribunal Federal (STF).

Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Tags

Paulo Gonet Senador Flávio Bolsonaro estados unidos Alexandre de Moraes Itália

LEIA MAIS

Judiciário

Moraes pede e Zanin marca sessão extra para julgamento de Bolsonaro

Judiciário

Tagliaferro é denunciado por desvio de heranças

ECONOMIA

Balança comercial encerra primeiro mês pós-tarifas em superávit

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

TENTATIVA DE GOLPE

Saiba quais os caminhos até a anistia virar lei

2

ARTICULAÇÃO

Posse de Marluce no STJ consolida protagonismo político de JHC

3

Judiciário

Tagliaferro é denunciado por desvio de heranças

4

Incentivos Fiscais

Projeto propõe incentivos fiscais para reconstrução de áreas afetadas

5

CPMI DO INSS

Diretora da CGU diz que INSS já sabia de fraudes no governo Bolsonaro

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES