Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Câmara
Congresso em Foco
4/9/2025 8:18
A Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado da Câmara dos Deputados aprovou o projeto de lei 2428/2025, de autoria do deputado Capitão Alden (PL-BA), que altera a Lei Antiterrorismo (Lei 13.260/2016) para classificar como atos de terrorismo determinadas ações praticadas por organizações criminosas armadas.
A proposta estabelece que facções que utilizem violência ou grave ameaça contra a população poderão ser equiparadas a grupos terroristas quando:
Com essa mudança, os integrantes dessas organizações estarão sujeitos às penas mais severas previstas para crimes de terrorismo, além de instrumentos jurídicos mais rigorosos para investigação e repressão.
Justificativa do autor
Segundo a justificativa do projeto, facções como o Primeiro Comando da Capital (PCC), o Comando Vermelho (CV), a Família do Norte (FDN) e milícias urbanas "já não são apenas organizações criminosas comuns", mas estruturas armadas que desafiam o Estado e impõem regras próprias em comunidades inteiras.
O texto ressalta que a legislação atual, baseada na Lei das Organizações Criminosas (Lei 12.850/2013) e no Código Penal, não é suficiente para lidar com a complexidade e a gravidade das ações desses grupos.
O projeto de lei 2428/2025 ainda precisa ser analisado por outras comissões da Câmara antes de seguir para votação em plenário. Caso aprovado, seguirá para apreciação no Senado.
LEIA MAIS
Acordos internacionais
Câmara aprova projetos de cooperação com Benin, Áustria e Itália
Aprimoramento tributário
Relação entre administração e contribuinte pode ser aprimorada
Julgamento do Golpe
Bolsonaro pode ser condenado por lei sancionada por ele mesmo
Congresso Nacional