Notícias

Após proibição de celulares, TSE cria cola virtual para eleitores

TSE criou uma “cola eleitoral virtual” para ajudar o eleitor no dia 2 de outubro, data em que serão escolhidos cinco candidatos.

3/9/2022
Publicidade
Expandir publicidade

Tribunal Superior Eleitoral (TSE) criou uma "cola eleitoral virtual" para ajudar o eleitor no dia 2 de outubro, data em que serão escolhidos cinco candidatos. Foto: TSE/Reprodução
Com a proibição do uso de celulares na cabine de votação, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) criou uma “cola eleitoral virtual” para ajudar o eleitor no dia 2 de outubro, data em que serão escolhidos cinco candidatos: presidente, senador, governador, deputado federal, deputado estadual ou deputado distrital (caso exclusivo para eleitores do Distrito Federal). A ferramenta disponibilizada pela Justiça Eleitoral, disponível no site, permite que o eleitor anote os números dos candidatos na ordem em que se vota. O material permite impressão e pode ser levado para a cabine de votação. Clique aqui e confira a cola eleitoral Outra ferramenta criada pelo TSE e disponível na internet foi uma urna virtual para que o eleitor treine o voto da mesma forma como acontece na eleição. O eleitor coloca o número dos candidatos e a urna identifica, por exemplo, se o voto é nulo ou branco. Também há opções de corrigir e confirmar as escolhas. O TSE afirma que o “treino” ajuda o eleitor a ter mais segurança, sobretudo para aqueles que devem votar pela primeira vez – levando a diminuição do tempo em que se passa na cabine de votação, ajudando a minimizar as filas. Clique aqui e acesse a urna virtual O simulador foi criado em 2014, mas nessas eleições o sistema foi atualizado com ferramentas inclusivas, como o uso de intérprete de Libras e áudio para pessoas com deficiência visual. Os partidos e candidatos da urna virtual são fictícios, mas a dinâmica do voto é igual a urna que o eleitor deve votar nesta eleição.
Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

Artigos Mais Lidos