Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. "Anistia é o remédio para pacificar o país", diz Tarcísio em vídeo

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

CAMPANHA PRÓ-ANISTIA

"Anistia é o remédio para pacificar o país", diz Tarcísio em vídeo

Após críticas de Eduardo Bolsonaro, governador paulista mergulha de vez na pauta da anistia. "Não é heresia", afirma ele em vídeo divulgado nas redes sociais.

Congresso em Foco

5/9/2025 9:58

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), publicou nessa quinta-feira (4), em sua conta na rede social X, um vídeo no qual defende a concessão de anistia aos condenados pelos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023 e também ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

No vídeo, Tarcísio aparece discursando em um ato realizado em abril, na avenida Paulista, que reuniu quase 60 mil pessoas. Ele comparou o episódio à trajetória histórica do Brasil, marcada, segundo ele, por momentos de perdão institucional.

Assista ao vídeo:

Comparações históricas

"Na história do Brasil, sempre tivemos anistia. Foi assim no período colonial, no período regencial, no 2º império, no início da República", afirmou. O governador citou ainda exemplos de ex-presidentes que concederam anistias: Prudente de Morais, após as revoltas dos primeiros anos republicanos; Getúlio Vargas, depois da Intentona Comunista de 1935; Juscelino Kubitschek, em relação a militares envolvidos na tentativa de golpe de 1955; além da Lei da Anistia de 1979, que beneficiou perseguidos e agentes da ditadura militar.

"Por que não dar anistia agora?", questionou.

Para Tarcísio, a medida seria um gesto de reconciliação nacional. "Pedir anistia não é uma heresia. Pedir anistia é algo justo, é real, é importante. A anistia para essas pessoas é o reencontro com a liberdade, com a justiça, com a esperança. E nós precisamos nos reencontrar com a esperança", declarou.

Na legenda da publicação, reforçou o argumento: "A história já mostrou que a anistia e o perdão são os melhores remédios para pacificar o país".

Julgamento de Bolsonaro

A fala do governador ocorre em meio ao julgamento no Supremo Tribunal Federal (STF) que analisa a tentativa de golpe de Estado envolvendo Bolsonaro e outros aliados. A defesa da anistia tem dividido o meio político e jurídico: críticos afirmam que a medida poderia representar impunidade para ataques às instituições democráticas, enquanto apoiadores alegam que ajudaria a reduzir tensões políticas e sociais.

Criticado pelo deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP), por, segundo ele, não pressionar pela anistia, o governador paulista mergulhou de vez na pauta nesta semana. Tarcísio esteve em Brasília e conversou com lideranças da Câmara, inclusive o presidente da Casa, Hugo Motta (Republicanos-SP), para negociar a aprovação da proposta. Líderes do Centrão também aderiram à ideia, aumentando as chances de a proposta avançar na Câmara. A base governista, no entanto, resiste à iniciativa.

Tarcísio virou alvo de representação, no Supremo Tribunal Federal, do deputado Rui Falcão (PT-SP), que o acusa de atuar politicamente para interferir no julgamento da ação penal do golpe de Estado.Na petição encaminhada ao ministro Alexandre de Moraes, Falcão cita que Tarcísio viajou a Brasília para negociar com lideranças da Câmara dos Deputados uma proposta de anistia a Jair Bolsonaro e outros réus da ação penal. A movimentação ocorreu no mesmo dia em que o julgamento teve início. Para o deputado, "não se trata de ato político isolado, mas de tentativa explícita de influenciar um processo jurisdicional em andamento".

Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Tags

São Paulo Tarcísio de Freitas Governador Eduardo Bolsonaro Jair Bolsonaro anistia

LEIA MAIS

Anistia

Entenda a diferença entre os projetos de anistia no Congresso

Anistia

Sóstenes Cavalcante rejeita proposta de anistia sem incluir Bolsonaro

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

Faria Lima

Banco Genial e seus gestores não são investigados na Carbono Oculto

2

Audiência

Audiência de ação do PT contra Jojo Todynho por difamação é marcada

3

EDUCAÇÃO

Câmara aprova projeto que cria o Sistema Nacional de Educação

4

Julgamento do Golpe

Bolsonaro pode ser condenado por lei sancionada por ele mesmo

5

Congresso Nacional

Senado oficializa afastamento de Marcos do Val por 115 dias

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES