Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Setor elétrico
Congresso em Foco
10/9/2025 8:00
O Senado Federal votará, nesta quarta-feira (10), o projeto de lei (2474/2020) que autoriza a doação de energia elétrica para instituições beneficentes. Proposta pelo ex-deputado Franco Cartafina, a iniciativa visa permitir que micro e minigeradores destinem à rede de distribuição o excedente de energia produzido, em relação ao consumo mensal, para fins de caridade.
No formato de substitutivo, o relator, senador Luis Carlos Heinze (PP-RS), concedeu parecer favorável à matéria. A alteração torna a medida permanente. Heinze justificou sua decisão, argumentando que as entidades beneficentes, "apesar de sua grande importância para a sociedade, sobrevivem em perpétua condição de penúria".
Nos termos da proposta, a doação é possível quando doadores e entidades beneficentes são atendidas pela mesma concessionária ou permissionária de distribuição. Para o benefício, estão elegíveis as entidades certificadas pela lei complementar 187/2021. A parceria não pode ser utilizada para fins comerciais, ou gerar benefício e vantagem em troca.
Pauta
Na mesma sessão plenária, serão analisados dois acordos internacionais: o primeiro (391/2024) é uma convenção entre Brasil e Índia que extingue dupla tributação e previne a evasão fiscal em relação a impostos sobre a renda; enquanto o segundo (308/2024) debate resoluções e emendas à Convenção Internacional para a Salvaguarda da Vida Humana no Mar.
Temas
LEIA MAIS
Imposto Municipal
Vai à sanção projeto que altera ISS municipal sobre guincho e içamento
Direito dos animais
Projeto de conscientização sobre cinomose canina segue para o Senado
Julgamento do Golpe
"Pode dormir em paz": Dino rebate pedido de Fux para não o interromper
MAPA DOS CONDENADOS
Exclusivo: mais de 70 ex-presidentes já foram condenados; veja a lista