Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Acordo Tributário
Congresso em Foco
11/9/2025 14:49
O Plenário do Senado Federal aprovou a atualização do acordo firmado entre Brasil e Índia. O objetivo principal é a eliminação da dupla tributação e a prevenção da evasão fiscal relacionada aos impostos sobre a renda.
O projeto de decreto legislativo (PDL) 391/2024, relatado favoravelmente pelo senador Nelsinho Trad (PSD-MS), foi aprovado e encaminhado para promulgação. O acordo, em vigor desde 1992, visa impedir que a renda de pessoas físicas ou jurídicas seja tributada pelo mesmo imposto em ambos os países.
O acordo propõe medidas para incentivar investimentos indianos no Brasil, bem como os investimentos brasileiros na Índia. A nova redação incorpora os padrões mínimos do Projeto sobre a Erosão da Base Tributária e Transferência de Lucros (Projeto Beps), da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), que visa combater a estratégia utilizada por empresas multinacionais para reduzir o pagamento de impostos.
A atualização busca equilibrar os interesses dos dois países, considerando o aumento das atividades comerciais e a internacionalização das empresas. Visa também coibir o planejamento tributário agressivo - estratégia utilizada por empresas ou indivíduos para reduzir o pagamento de impostos, por meio de brechas ou interpretações favoráveis da lei tributária.
O novo texto atualiza diversas partes do acordo, como estabelecer limites para a tributação na fonte sobre dividendos, juros, royalties e serviços técnicos, com o objetivo de estimular investimentos recíprocos. Também há novas regras sobre tributação de ganhos de capital e de serviços pessoais, limitação de benefícios tributários para evitar abusos e reconhecimento da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL) como imposto abrangido pelo acordo.
O texto seguiu para apreciação do Plenário após ter sido aprovado na Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) em agosto.
Temas
LEIA MAIS
SEGURANÇA PÚBLICA
Crise no Rio reforça necessidade da PEC da Segurança, diz relator
TRANSPORTE AÉREO
Câmara aprova proibição da cobrança por malas de até 23 kg em voos
Relações exteriores
Senado dos EUA aprova projeto que derruba tarifa contra o Brasil