Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
AGENDA DO PRESIDENTE
Congresso em Foco
15/9/2025 | Atualizado às 8:48
O presidente Lula participa nesta segunda-feira (15) da abertura da 5ª Conferência Nacional de Promoção da Igualdade Racial (Conapir), realizada no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília. O encontro segue até a próxima sexta-feira (19) com o tema "Igualdade e Democracia: Reparação e Justiça Racial".
A Conapir se consolidou como um espaço multicultural de debate entre sociedade civil e poder público. Nesta edição, são esperados cerca de 1,7 mil delegados representando a população negra, comunidades quilombolas, povos e comunidades tradicionais de matriz africana e de terreiros, povos ciganos, indígenas, além da população negra LGBTQIA+, da juventude e das mulheres negras.
Nos cinco dias de programação, os participantes irão discutir e formular ações e políticas públicas voltadas ao enfrentamento do racismo, à superação das desigualdades históricas e ao fortalecimento do desenvolvimento sociopolítico da sociedade brasileira.
A ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, também participa da conferência. Ela ressaltou a importância do evento como ferramenta de construção coletiva.
"A 5ª Conapir é um excelente espaço de diálogo democrático entre governo e sociedade civil, que nos serve de instrumento para fortalecer e ampliar o controle social das políticas de igualdade racial. Essa participação social nos permite identificar os desafios da luta pela igualdade racial, assegurar o atendimento ao cidadão e a proteção dos direitos individuais e coletivos da população negra", declarou.
A realização da 5ª Conapir marca a retomada da conferência, que havia sido interrompida por sete anos e foi reativada pelo governo em 2023. A expectativa é que as propostas aprovadas durante o encontro orientem novos programas e ações de promoção da igualdade racial em âmbito nacional.
Temas
LEIA MAIS
REAÇÃO AO TARIFAÇO
Leia a íntegra do artigo de Lula no New York Times em resposta a Trump
Comércio Exterior
Exportações brasileiras para os EUA sofrem maior queda mensal do ano