Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Comissão
Congresso em Foco
17/9/2025 14:38
Em depoimento à Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados nesta quarta-feira (17), o ex-assessor do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) Eduardo Tagliaferro afirmou que houve uma "perseguição" contra a deputada Carla Zambelli (PL-SP). Ex-assessor do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), ele foi convocado como testemunha no processo que analisa a cassação do mandato da parlamentar.
Segundo Tagliaferro, a orientação recebida era monitorar tudo o que Zambelli publicasse e elaborar relatórios a serem encaminhados ao ministro. "A orientação era de que fosse feito um pente fino", declarou.
Ele disse ainda guardar documentos que comprovariam essa prática, como cópias de relatórios, e-mails enviados ao gabinete de Moraes e mensagens trocadas com juízes auxiliares. De acordo com o ex-assessor, havia "uma intenção com cunho persecutório, inclusive em palavras. Se dizia: 'vamos pegar ela'".
Além de Zambelli, ele citou outros nomes que estariam entre os principais alvos de monitoramento:
A convocação de Tagliaferro ocorreu no âmbito da Representação nº 2/25, instaurada após a condenação de Zambelli pelo STF por invasão ao sistema do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e falsidade ideológica. A deputada está presa na Itália, à espera de decisão sobre o pedido de extradição para o Brasil. A CCJ avalia se a condenação transitada em julgado deve resultar na perda de seu mandato parlamentar.
Outros depoimentos
As oitivas da comissão começaram na semana passada, com o depoimento do hacker Waltter Delgatti, preso por invadir o sistema do CNJ. À CCJ, ele declarou que a própria parlamentar lhe garantiu que assumiria toda a responsabilidade pela invasão.
Temas
LEIA MAIS
CÂMARA DOS DEPUTADOS
34 deputados deixaram de votar na PEC da Blindagem; veja quais
Medida provisória
Governo envia MP de R$ 12 bi para quitar dívidas do setor agropecuário
Câmara dos Deputados
Comissão debate isenção de registro para professor de educação física
SEGURANÇA PÚBLICA
Derrite assume relatoria de projeto que trata facções como terroristas