Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
big techs
Congresso em Foco
18/9/2025 16:05
O Governo Federal enviou à Câmara dos Deputados o projeto de lei de Concorrência Digital Justa, que trata acerca da regulação econômica das big techs. O objetivo é fortalecer os mecanismos do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) para enfrentar desafios concorrenciais nos mercados digitais.
A proposta propõe ajustes no Sistema Brasileiro de Defesa da Concorrência (Lei 12.529/2011) e visa prevenir práticas que comprometam a livre concorrência e assegurar maior transparência, equilíbrio e liberdade de escolha para consumidores e empresas, sem renunciar ao incentivo à inovação. Além de baratear serviços e corrigir distorções.
De acordo com o presidente do Cade, Gustavo Augusto, "as rápidas mudanças trazidas pelo avanço da inteligência artificial e da economia digital têm criado a necessidade de as autoridades de defesa da concorrência reverem seus instrumentos de atuação, em todo o mundo. O nosso foco será proteger o bem-estar do consumidor e garantir que a competição no mercado digital se dê de uma forma justa e equilibrada".
 
Designações e obrigações
O projeto de lei cria dois processos administrativos. Em ambos os casos, trata-se de responsabilidade do Cade fazer a designação a partir de características qualitativas e observar o piso mínimo de faturamento (superior a 5 bilhões anuais no Brasil e R$ 50 bilhões em termos globais). Os processos são:
A designação será feita mediante instauração de processo administrativo e sujeita à aprovação do Tribunal do Cade. O não cumprimento das obrigações poderá acarretar multas e outras sanções corretivas. A proposta tem como objetivo mitigar obstáculos e custos, promovendo maior equilíbrio nas relações no mercado digital.
Temas
LEIA MAIS
DEFESA DA ADVOCACIA
OAB pede reunião urgente com INSS após postagem sobre benefícios
AGENDA DO SENADO
Pauta do Senado tem isenção do IR e proteção a direitos sociais
A revolução dos bichos
Júlia Zanatta diz que galinha pintadinha é "militante do PSOL"
TENTATIVA DE GOLPE
STF começa na sexta a julgar recurso de Bolsonaro contra condenação
SEGURANÇA PÚBLICA
Entenda o projeto de lei antifacção e o que muda no combate ao crime