Notícias

Artistas brasileiros se posicionam contra a PEC da Blindagem

Caetano Veloso, Anitta e Daniela Mercury classificaram a PEC como retrocesso e pedem mobilização da população.

19/9/2025
Publicidade
Expandir publicidade

Artistas têm se manifestado nas redes sociais contra a chamada PEC da Blindagem, também conhecida como PEC das Prerrogativas, que avançou na Câmara dos Deputados e agora aguarda análise no Senado. A proposta estabelece que a abertura de processos contra parlamentares só poderá ocorrer com autorização do Congresso Nacional e em votação secreta.

Entre os artistas que se posicionaram está o cantor e compositor Caetano Veloso, que classificou a medida como "PEC da bandidagem" e defendeu uma resposta firme da sociedade civil.

"A PEC da bandidagem, que é o que é, tem que receber da sociedade brasileira uma resposta socialmente saudável. Uma manifestação de que grande parte da população brasileira não admite um negócio desse. Ainda mais sendo agora às pressas levadas à frente, esse projeto de anistia não pode ficar sem resposta por parte da população brasileira", afirmou o veterano da MPB.

Anitta também se posicionou contra a PEC em vídeo no Instagram, alertando que a proposta aumenta a proteção e a impunidade de parlamentares. A cantora criticou a exigência de autorização dos colegas para processar deputados e senadores e ressaltou a importância de pressionar os senadores: "Vamos cobrar todo mundo, cobrem os senadores para que não votem esse retrocesso", disse, classificando a medida como um retrocesso.

O economista e influenciador Gil do Vigor, disse que "falar da PEC da Blindagem é um absurdo, porque ela nem deveria existir". Ele ainda chamou atenção para as consequências econômicas da medida, como a incerteza institucional provocada nos investidores estrangeiros que enxergam a manobra como "risco moral".

Oscar Filho chamou a atenção para o fato de que os presidentes de partidos políticos também se beneficiarão com a medida. "Presidentes de partidos também ganharão escudo nível 'Capitão América. Tipo quem, Oscar? Valdemar Costa Neto, condenado no Mensalão. Enquanto isso, a conta de luz mais barata e a isenção do imposto de renda ficaram para depois", criticou o artista.

A cantora e compositora Fernanda Abreu publicou um cartaz criticando a proposta, e escreveu: "Já imaginou o PCC e o Comando Vermelho dominando o Congresso Nacional e as Assembleias? A proposta permite, por exemplo, que só os políticos autorizem processos contra políticos".

Publicação de Fernanda Abreu. Reprodução/Instagram

O coletivo 342 Artes, criado por Paula Lavigne, convocou manifestações para este domingo (21), em São Paulo, Curitiba e Rio de Janeiro. A mobilização dos artistas tem como objetivo pressionar os senadores para que a PEC não avance. Grupos contrários à proposta alertam que, se aprovada, a medida criará barreiras adicionais para responsabilização de parlamentares e representará um retrocesso para a democracia.

Já Daniela Mercury classificou a PEC como um "absurdo autoritário" e que vai contra tudo o que "conquistamos e melhor na nossa democracia". A cantora e compositora também divulgou a mobilização promovida pelo coletivo 342 Artes.

A cantora Daniela Mercury também usou as redes sociais para se manifestar.Reprodução/ X
Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

Artigos Mais Lidos