Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Conselheiros da AGU defendem Jorge Messias após revogação de visto

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Advocacia-Geral da União

Conselheiros da AGU defendem Jorge Messias após revogação de visto

Em nota, Conselho do Observatório da Democracia da Advocacia-Geral da União apontou como descabida sanção imposta a Messias pelos EUA.

Congresso em Foco

23/9/2025 10:28

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Os conselheiros do Observatório da Democracia da Advocacia-Geral da União (OD-AGU) divulgaram, na última segunda-feira (22), uma nota de solidariedade ao advogado-geral da União, Jorge Messias, após a decisão do governo dos Estados Unidos de revogar seu visto de entrada no país. No documento, eles classificam a medida como "descabida e injustificada", ressaltando a longa trajetória do ministro de mais de duas décadas no serviço público.

Leia Mais

Trump revoga visto de Jorge Messias e amplia sanções a brasileiros

Segundo os conselheiros, Jorge Messias sempre atuou "com integridade no serviço público, dedicando-se à defesa dos interesses do Brasil e à promoção da justiça". Conforme a nota, o ministro, que também é professor universitário, teve sua atuação à frente da AGU destacada por "compromisso inabalável com os princípios democráticos, sempre agindo com virtude e respeito às normas constitucionais".

A nota criticou a decisão dos EUA e reafirmou apoio à liderança de Messias.

A nota criticou a decisão dos EUA e reafirmou apoio à liderança de Messias.Fatima Meira/Agência Enquadrar/Folhapress

O texto ainda critica o uso de medidas diplomáticas para intimidar autoridades brasileiras. "Causa perplexidade que um ato de natureza diplomática seja utilizado para impor constrangimentos a uma autoridade cuja conduta sempre esteve alinhada aos parâmetros institucionais e à lealdade ao Brasil", afirmaram os conselheiros do OD-AGU.

O grupo também aponta que a decisão norte-americana pode prejudicar o diálogo entre os países, ao invés de fortalecê-lo. "Não temos dúvidas de que a restrição imposta pelo governo norte-americano, ao invés de contribuir para um diálogo construtivo entre países que compartilham valores democráticos, apenas gera incompreensão e desalinho nas relações bilaterais", escreveram.

Por fim, os conselheiros registraram seu desagravo e reafirmaram o apoio ao ministro, destacando a importância da prudência e do respeito recíproco nas relações internacionais. A nota foi assinada por sete membros do OD-AGU, entre eles João Carlos Souto, Katia Abreu e Paulo Macedo Weiss.

Leia a íntegra da nota:

Nota de apoio ao advogado-geral da União, ministro Jorge Messias

Os conselheiros do Observatório da Democracia da Advocacia-Geral da União (OD-AGU) vêm a público manifestar sua solidariedade e irrestrito apoio ao advogado-Geral da União, Jorge Messias, em razão da recente decisão do governo dos Estados Unidos da América de revogar seu visto de entrada naquele país.

Tal medida revela-se descabida e injustificada, dirigida a um servidor público cuja trajetória é marcada por mais de duas décadas de compromisso com o Estado Democrático de Direito.

O ministro Jorge Messias sempre atuou com integridade no serviço público, dedicando-se à defesa dos interesses do Brasil e à promoção da justiça. Seu trabalho como advogado público, professor universitário e defensor das instituições é um testemunho de sua dedicação e responsabilidade.

Ao longo de sua carreira, destacou-se pela firmeza na defesa da Constituição e pelos valores da legalidade e da honestidade. Sua atuação à frente da AGU reflete um compromisso inabalável com os princípios democráticos, sempre agindo com virtude e respeito às normas constitucionais.

Causa perplexidade que um ato de natureza diplomática seja utilizado para impor constrangimentos a uma autoridade cuja conduta sempre esteve alinhada aos parâmetros institucionais e à lealdade ao Brasil.

Não temos dúvidas de que a restrição imposta pelo governo norte-americano, ao invés de contribuir para um diálogo construtivo entre países que compartilham valores democráticos, apenas gera incompreensão e desalinho nas relações bilaterais.

Por essas razões, os conselheiros do OD-AGU abaixo signatários registram seu desagravo e reafirmam seu apoio e solidariedade ao ministro Jorge Messias, na expectativa de que prevaleçam a prudência e o respeito recíproco entre nações soberanas. Que possamos restaurar a normalidade nas relações diplomáticas e garantir o devido reconhecimento às autoridades brasileiras que atuam em defesa da democracia e do Estado de Direito.

Brasília, 22 de setembro de 2025.

Conselheiros do Observatório da Democracia da Advocacia-Geral da União (OD-AGU)

João Carlos Souto

Katia Abreu

Edilene Lôbo

Mauro Menezes

Paulo Macedo Weiss

Georghio Tomelin

Martonio MontAlverne

Paulo Ceo de Carvalho

Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Tags

Jorge Messias Advocacia Geral da União (AGU)

LEIA MAIS

INTERNACIONAL

Trump revoga visto de Jorge Messias e amplia sanções a brasileiros

Fraude no INSS

Jorge Messias diz que calendário de devolução do INSS será apresentado

BATALHA NO SUPREMO

Davi: governo tem legitimidade para recorrer contra derrubada do IOF

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

TARIFAÇO DE TRUMP

Após "química" entre Lula e Trump, diplomatas dos EUA vão ao Senado

2

Turismo

Governo define regras para check-in e limpeza de hospedagens

3

CONSELHO DE ÉTICA

Marcelo Freitas é escolhido relator em ação contra Eduardo Bolsonaro

4

Bahia

Câmara municipal de Salvador aprova programa contra a "cristofobia"

5

Investigação INSS

Após "Careca do INSS", CPMI ouve novas testemunhas na próxima segunda

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES