Notícias

Em encontro com Zelensky, Lula afirma não ver saída militar na guerra

O presidente brasileiro destacou a importância de um processo de diálogo direto entre as partes.

24/9/2025
Publicidade
Expandir publicidade

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva reuniu-se nesta quarta-feira (24), em Nova York, com o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, em encontro solicitado pelo mandatário ucraniano durante a realização da Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU).

Na conversa, Lula lamentou o impacto humano da guerra, em curso há mais de três anos, e reiterou sua avaliação de que não existe solução militar para o conflito. O presidente brasileiro destacou a importância de um processo de diálogo direto entre as partes, mencionando iniciativas recentes em Istambul, Alasca e Washington, e defendeu que a ONU tenha participação mais ativa na construção de uma saída negociada.

Lula encontra o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky.Ricardo Stuckert/PR

Segundo Lula, um acordo sobre cessar-fogo deve ser o ponto de partida de qualquer negociação. O presidente também recordou a criação do Grupo de Amigos da Paz, articulado pelo Brasil em parceria com a China, e reafirmou a disposição de manter esforços para uma resolução pacífica.

Zelensky compartilhou informações sobre os desenvolvimentos recentes no campo de batalha e em suas conversas com outros líderes internacionais. Ele agradeceu os esforços de Lula em buscar alternativas para encerrar o conflito e ressaltou a relevância do diálogo conduzido com diferentes países.

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

Artigos Mais Lidos