Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
CPMI
Congresso em Foco
25/9/2025 16:38
O lobista Antônio Carlos Camilo Antunes, conhecido como "Careca do INSS", aceitou participar de uma acareação na CPMI junto ao advogado Eli Cohen, um dos principais autores de denúncias envolvendo o escândalo de fraudes com descontos associativos na previdência pública. A proposta foi feita pelo deputado Paulo Pimenta (PT-RS), que anunciou que fará um requerimento para formalizar a reunião.
"Eu acho que nós estamos aqui diante de um momento delicado do nosso trabalho, porque nós precisamos saber quem é que está falando a verdade nessa história. Nós temos que fazer uma acareação do principal denunciante com o principal acusado. Nós temos que trazer o senhor Eli Cohen aqui e colocar ele frente a frente com o senhor Antônio Carlos e promovermos aqui a acareação para que ele possa repetir aqui o que ele disse", defendeu Pimenta.
A proposta de acareação se deu em meio à dificuldade da CPMI em obter respostas de Antônio Carlos, que a todo momento negou o envolvimento nas fraudes e o relacionamento com autoridades políticas. Ele é investigado pela Polícia Federal (PF) como articulador do esquema de fraudes no INSS.
A preocupação de Pimenta é que alguma das partes esteja utilizando espaços na imprensa e na própria CPMI para conduzir as investigações em uma direção que afaste atores políticos. "Ele [Cohen] fez um conjunto de afirmações aqui. Então, nada mais adequado nesse momento, até mesmo, para que a sociedade brasileira e esta comissão possa trabalhar com segurança nessas informações, que a gente promova essa acareação".
O advogado de Antunes, Cleber Lopes, informou em seguida à presidência da CPMI que o cliente aceitou a reunião. Para a acareação acontecer, a maioria da comissão deverá aprovar o requerimento a ser apresentado pelo deputado.
Tags
Temas
Imposto de renda
IMUNIDADE PARLAMENTAR