Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Conscientização Gestacional
Congresso em Foco
1/10/2025 8:00
A Lei 15.221/2025, publicada no Diário Oficial da União, estabelece a Semana Nacional de Conscientização sobre os Cuidados com as Gestantes e as Mães. A legislação, sancionada pelo Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, tem por finalidade disseminar informações sobre os direitos e cuidados relativos à saúde da mulher durante a gravidez, o parto, o período pós-parto e a primeira infância, com destaque para os primeiros mil dias de vida do recém-nascido.
A norma partiu do projeto de lei 853/2019, de autoria da deputada Sâmia Bomfim (Psol-SP), que foi aprovado pela Câmara dos Deputados em 2023. O texto legal determina que a celebração ocorra anualmente na semana do dia 15 de agosto, data alusiva ao Dia da Gestante. Dentre os objetivos da semana, destacam-se a valorização do cuidado paterno, o estímulo à amamentação, a prevenção de acidentes e o combate à exposição precoce de crianças a telas e alimentos que favoreçam a obesidade, em consonância com as orientações do Ministério da Saúde e da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP).
De acordo com a lei, a divulgação das informações será direcionada a gestantes e mães de crianças de até dois anos, com especial atenção às adolescentes, às mães e gestantes de crianças com deficiência, em situação de alta vulnerabilidade social e pertencentes a comunidades tradicionais. Conforme justifica Sâmia Bomfim, "o acesso à informação é fundamental para que a população tenha conhecimento dos seus direitos, exigindo, assim, que eles sejam respeitados e cumpridos. Dessa forma, será possível fazer com que os progressos conquistados se tornem uma realidade de fato, para todos".
Durante a semana de conscientização, serão promovidas ações de assistência desde a preparação para a gestação até o puerpério, abrangendo pré-natal, parto, pós-parto, introdução alimentar, vacinação, acompanhamento pediátrico e acesso a creches. Além disso, será enfatizado o aleitamento materno exclusivo até, no mínimo, os seis primeiros meses de vida, bem como o direito de amamentar em qualquer ambiente. Além da área da saúde, a semana também deverá divulgar os direitos trabalhistas das gestantes, das mães trabalhadoras e das mães estudantes, além de incentivar a participação ativa dos pais no cuidado com a gestação, o bebê e nas atividades do lar.
A legislação também dedica atenção às gestantes e mães em situação de privação de liberdade, visando conscientizar os órgãos competentes sobre a importância de assegurar condições adequadas ao cumprimento das normas sanitárias e assistenciais do Sistema Único de Saúde (SUS), garantindo o cuidado integral à criança.
LEIA MAIS
CONGRESSO NACIONAL
Psol entrega 1,5 milhão de assinaturas a Otto contra PEC da Blindagem
Selo Cidade Mulher
Selo Cidade Mulher reconhecerá prefeituras que investirem em igualdade
Violência contra Mulher
"Tem mulher que merece apanhar", diz vereadora amazonense em sessão
DIREITO TRABALHISTA
Licença-maternidade