Notícias

CDH do Senado aprova conteúdos sobre violência de gênero em concursos

Proposta recebeu substitutivo da relatora, senadora Jussara Lima (PSD-PI).

2/10/2025
Publicidade
Expandir publicidade

O projeto de lei que inclui conteúdo relativo à violência de gênero nos editais de concursos públicos recebeu parecer favorável na Comissão de Direitos Humanos (CDH) do Senado Federal. A aprovação do projeto de lei 4410/2024, de autoria da Augusta Brito (PT-CE), ocorreu na quarta-feira (1º) em formato de substitutivo da relatora, senadora Jussara Lima (PSD-PI).

A alteração transferiu a exigência do Estatuto do Servidor Público (8112/1990), proposto pela autora, para a Lei Geral dos Concursos (14965/2024). Segundo Jussara, o texto original poderia ser considerado inconstitucional, porque leis que tratem do ingresso no serviço público federal são de autoridade exclusiva do presidente da República.

Relatora destacou que 87% das vítimas de assédio sexual são mulheres.Freepik

Dados do Sistema de Ouvidoria do Poder Executivo Federal e da Plataforma Fala.BR, citados no relatório, revelam que 51% dos denunciados por assédio moral em 2022 eram do gênero masculino, contra 40% de denunciadas do gênero feminino. As vítimas, no entanto, são majoritariamente mulheres. Para Jussara, o desequilíbrio de gênero na administração pública é um problema preocupante e reflete no assédio moral.

"Exigir que o enfrentamento da violência de gênero faça parte dos conteúdos exigidos em provas de concursos públicos é medida necessária e vem em boa hora, sobretudo considerando que a força de trabalho na Administração Pública Federal é composta majoritariamente por homens."

No Senado, a proposta segue para análise da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).

Leia a íntegra do projeto de lei.

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

Artigos Mais Lidos