Após reunião com o ministro Mauro Vieira, o líder do PT na Câmara, Lindbergh Farias (PT-RJ), anunciou que o Ministério das Relações Exteriores realizará visitas consulares na sexta-feira (3) aos brasileiros que foram presos pela marinha de Israel na interceptação das embarcações da Flotilha Global Sumud, que levava suprimentos médicos e alimentares para a população da Faixa de Gaza.
"São 15 brasileiros ao todo, nós não estamos conseguindo estabelecer comunicação, mas o ministro Mauro Vieira já sabe a localização deles e foi garantido uma visita consular amanhã do governo brasileiro para esses 15 brasileiros", disse Lindbergh. Entre eles, está a deputada Luizianne Lins (PT-CE), que estava em missão oficial.
"Nos interessa muito que essas pessoas voltem, a nossa deputada e todos os 15 brasileiros, voltem com segurança para o nosso país. Eu volto a dizer, a missão era totalmente humanitária, são brasileiros abnegados que estão lutando contra esse genocídio terrível contra o povo de Gaza", completou o deputado.
Em nota, o Ministério de Assuntos Exteriores de Israel chamou a ação da flotilha de "provocação", e declarou que "todos os passageiros estão seguros e com boa saúde". O plano da chancelaria israelense é deportar os presos para o continente europeu, mas não foi citado qual país.