Na próxima terça-feira (7), a Câmara dos Deputados vai sediar uma audiência pública com objetivo de debater o sistema de transporte aéreo brasileiro, enfatizado nos custos operacionais do setor. A sessão é promovida pela Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados.
A iniciativa para a realização deste debate partiu do deputado Leônidas Cristino (PDT-CE), que justificou a necessidade de discutir os elementos que exercem influência sobre os preços das passagens aéreas, como:
- o custo do querosene de aviação;
- as taxas aeroportuárias;
- os gastos com manutenção;
- a mão de obra especializada;
- a carga tributária incidente sobre o setor.
Segundo o parlamentar, "uma reclamação recorrente em relação ao transporte aéreo brasileiro é relativa ao elevado preço das passagens aéreas. Entretanto, como justificativa para os supostos preços excessivos dos bilhetes aéreos, as companhias aéreas usualmente apontam os altos custos operacionais do setor no Brasil".
Também será disutido o impacto do elevado número de ações judiciais impetradas por passageiros contra as companhias aéreas, bem como a concentração de voos em rotas consideradas mais rentáveis, em detrimento da oferta de linhas regionais.