Em homenagem ao Dia Nacional do Idoso, instituído na Lei 11.433/2006 para 1º de outubro, o Senado Federal promoverá, na próxima segunda-feira (6), uma sessão especial. A comemoração responde a requerimento do senador Paulo Paim (PT-RS), com assinatura de outros 11 senadores.
O objetivo principal da iniciativa é destacar as conquistas alcançadas pela população idosa, além de discutir os desafios associados ao envelhecimento da sociedade brasileira. Paim destaca, no requerimento, a importância do Estatuto da Pessoa Idosa (10.741/2003), criado por um projeto de sua autoria.
Dados apresentados no documento apontam que uma parcela significativa da população brasileira é idosa: 15%. E, segundo estimativa, até 2030, o número de menores de 14 anos será superado pelo de idosos.
"A presente sessão especial tem por finalidade destacar as conquistas da população idosa e os desafios do envelhecimento da sociedade brasileira, bem como a importância dos sistemas de cuidados da pessoa idosa para um envelhecimento com dignidade", afirma o senador.