Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Planalto
Congresso em Foco
3/10/2025 17:31
Após incidente com avião ainda em solo, o presidente Lula afirmou que viveu momentos de tensão. "Só tinha que agradecer a Deus porque podia ter tido um problema quando eu estivesse no ar e teve quando eu estava em terra", disse. A aeronave foi susbtituída para que o presidente fizesse o trajeto Belém (PA) e Breves, no arquipélago de Marajós, na quinta-feira (2).
Segundo o Palácio do Planalto, o problema técnico-operacional foi identificado durante procedimentos de acionamento dos motores: "Por precaução e seguindo protocolos de segurança, a FAB optou por utilizar uma aeronave reserva (sempre disponível nas missões presidenciais)".
Em entrevista à TV Liberal, Lula contou que cumpriu sua agenda presidencial e fez visita ao santuário de Nossa Senhora de Nazaré, em Belém. O presidente destacou a necessidade de evacuar o avião por risco de incêndio.
"Fui pegar o avião para ir para o Marajó e teve um problema no motor do avião. O avião [do modelo] Casa da Força Aérea Brasileira. E eu só tinha que agradecer a Deus porque podia ter tido um problema quando eu estivesse no ar e teve quando eu estava em terra [...] Nós tivemos que descer do avião, com risco de o avião pegar o fogo", disse.
Este é o segundo problema enfrentado por Lula durante viagem presidencial. Em outubro de 2024, o avião que se dirigia ao México precisou sobrevoar por cerca de cinco horas além do previsto para envaziar o tanque de combustível.
Temas
LEIA MAIS
Pauta alternativa
IMPOSTO DE RENDA
Ensaio fotográfico
Prefeito posa de cueca em ensaio inspirado em "50 Tons de Cinza"