Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Eleições 2026
Congresso em Foco
6/10/2025 8:04
A entrevista concedida pelo senador Ciro Nogueira (PP-PI) ao jornal O Globo, publicada no domingo (5), provocou uma troca de farpas entre ele e o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), nas redes sociais. Na conversa com o jornal, o ex-ministro-chefe da Casa Civil afirmou que o ex-presidente Jair Bolsonaro já teria decidido quem será o candidato da direita à Presidência em 2026 e que o anúncio deve ocorrer em janeiro. Ao mencionar os possíveis nomes, Ciro apontou os governadores Tarcísio de Freitas (SP) e Ratinho Júnior (PR) como os mais viáveis, destacando que ambos só teriam chances reais com o apoio de Bolsonaro.
"Acredito que ele já decidiu. Defendo que comunique isso em dezembro para ser anunciado em janeiro. Quem vai ser, só ele sabe", disse o senador. Segundo ele, Tarcísio dificilmente recusaria uma convocação direta do ex-presidente. "É impossível ele não ser candidato se tiver o apoio do presidente Bolsonaro. (...) Ele queria ser candidato ao Senado em Goiás, tinha apoio do Ronaldo Caiado, mas o Bolsonaro disse: 'Você vai para São Paulo, vai ser governador e ganhar a eleição. Ele obedeceu e venceu."
As declarações levaram Caiado a reagir de forma dura. Em publicação no X (ex-Twitter), o governador acusou Ciro de agir com "ansiedade vergonhosa" para se colocar como vice de Tarcísio e de tentar se apresentar como porta-voz de Bolsonaro. "Se Bolsonaro quiser escolher um porta-voz, certamente será um de seus filhos ou sua esposa, Michelle. Não o Ciro Nogueira, senador de inexpressiva presença nacional, que um dia já jurou amor eterno ao Lula", escreveu.
Caiado afirmou ainda que o senador tenta decidir por Bolsonaro quem deve ser o candidato da direita, colocando Tarcísio como preferido e Ratinho Júnior como reserva, e acusou Ciro de "vetar" outras pré-candidaturas, inclusive a sua. "Sugiro ao já quase ex-senador que tenha mais moderação e mais respeito com os demais nomes que, democraticamente, colocam suas pré-candidaturas à avaliação popular. Ciro Nogueira não tem estatura política para julgar as pré-candidaturas a presidente, incluindo a minha", declarou o governador, acrescentando que "todos os vetados por Ciro apoiaram Bolsonaro desde a primeira eleição, diferente do senador, que teve uma posição ácida em relação ao ex-presidente".
A resposta de Ciro veio horas depois, também pelo X. O senador ironizou o tamanho do texto publicado por Caiado e minimizou a polêmica. "Vi a postagem do governador Ronaldo Caiado sobre minha entrevista. Me chamou a atenção a enormidade do tamanho. Deve estar com o tempo livre. Eu não. Sobretudo para polêmicas vazias. Nosso adversário é Lula. Caiado, pode falar qualquer coisa: você está certo. Satisfeito?", escreveu.
LEIA MAIS
Lei do Estagiário
Erika Hilton apresenta projeto que amplia direito para estagiários
RELAÇÕES EXTERIORES
Luizianne Lins rejeita termo de deportação acelerada em Israel
AGENDA DO PRESIDENTE
Lula entrega apartamentos e se reúne com presidente da Bolívia